Venâncio Aires Cultura Destaques

Venâncio respira literatura pelos próximos dias

20ª edição da Feira do Livro inicia na próxima quinta-feira

A arena literária já está em construção no Parque do Chimarrão. Na próxima quinta-feira, 22, inicia a 20ª edição da Feira Municipal do Livro que ocorrerá até o domingo, 25, no Ginásio de Exposições. Com entrada franca e programações culturais e educacionais, a festa da literatura deve receber mais de 15 mil pessoas.

Com Thedy Corrêa de Patrono, a edição de 2019 fala sobre o hábito da leitura de diversas formas. Com o tema Tudo a Ler, a Feira promoverá um debate intrínseco sobre as possibilidades atuais da leitura e a importância e o valor do livro. Corrêa que é escritor e músico, fará sua palestra no domingo, 25, a partir das 16h no Palco Unisc. Na noite de sábado, ele fará um grande show com a Banda Nenhum de Nós, do qual é líder, a partir das 21h, com entrada livre.

A montagem do palco já está em execução e a partir de amanhã, 20, se iniciam as instalações das bancas dos dez livreiros. Além deles, parceiros do evento também iniciam a montagem dos seus espaços e a Secretaria de Educação começa a organizar a Mostra de Trabalhos da Escolas de Ensino Fundamental. Com transporte garantido pelo Município, todos os alunos da rede municipal poderão visitar a Feira na quinta ou na sexta-feira, conforme o cronograma da Secretaria de Educação.

A solenidade de abertura oficial será na noite de quinta, 22, a partir das 19h com participação de autoridades seguida por premiação do 11º Concurso Literário do Município e ainda palestra com o escritor Chiquinho Divilas. Além dos escritores renomados que estarão pela festa, oito nomes locais serão homenageados. Além de lançamento de livros, o sábado será de sessão de autógrafos e Roda de Debates Literária específica com eles a partir das 19h no Palco Unisc. Os escritores estarão à disposição dos visitantes a partir das 17h na arena literária (espaço frente ao palco) para concederem entrevistas, autógrafos e conversas.

Lounge Fotográfico

Quem for à Feira não pode deixar de registrar a presença no Lounge Fotográfico. O espaço também contará com equipe específica de fotografia para os marcadores de livros, sucesso do evento do ano passado. No local as pessoas podem fazer a foto e saírem de lá com marcadores personalizados de forma totalmente gratuita.

Encontro de Mascotes

Uma das novidades deste ano é o Primeiro Encontro Municipal dos Mascotes. A partir das 15h de domingo, 25, os bonecos de diversos comércios e serviços, liderados pelo Venancito, estarão fazendo a festa com a criançada pela Feira. Haverá certificação de participação dos Mascotes.

 

O quê? Feira Municipal do Livro

Quando? De 22 a 25 de agosto

Onde? Parque do Chimarrão – Ginásio de Exposições

Ingressos? Gratuitos

Assessoria de Imprensa Venâncio Aires – RS