RS RSS Eventos Destaques Estrela

Vendas agradam livrarias parceiras da 8ª Feira do Livro de Estrela

Nathaly Quevedo ouviu patrono e depois saiu com livro autografado (Foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)

A 8ª Feira do Livro de Estrela – “Para além de ler, ver o mundo” abriu o terceiro dia do evento com a colaboração do tempo. O dia ensolarado levou, além das tradicionais caravanas de alunos, mais pessoas a visitarem os estandes das quatro livrarias parceiras da Feira, concentradas no ginásio da Soges, no centro da cidade. O espaço fica aberto diariamente das 8h30min às 21h30min, sem fechar ao meio-dia; e no sábado, na última manhã do evento, até as 13h, sempre com entrada franca, inclusive para a programação cultural realizada à noite na sede social.

Na noite de quarta-feira (03), a promoção da Secretaria Municipal de Educação (Smed) levou grande público ao clube para conferir o show com a cantora estrelense Kelly Carvalho e a palestra com o escritor, psicólogo, matemático e mestre em educação, Marcos Meier. Kelly embalou os presentes com sucessos e o educador do Paraná tratou do tema “Limites e emoções – uma conversa sincera e atual sobre educação de filhos”. O autor de centenas de artigos publicados internacionalmente tocou em situações comuns ao cotidiano na relação de famílias e professores com as crianças e jovens. Muitos inclusive prestigiaram a palestra. “Colocar limites é amar nossos filhos, nossos alunos. Designar tarefas é educar para a vida. Criança ‘hóspede’ em nossas casas é geralmente aluno folgado”, disse ele, entre tantos ensinamentos, para aplausos dos presentes. “Foi um prazer estar aqui em um evento que celebra a cultura e a educação. A equipe organizadora está de parabéns”, destacou.

Venda de livros

Ao longo desta quinta-feira, estudantes visitaram as livrarias e participaram de sessões da Hora do Conto, a cargo do patrono Antônio Schimeneck. Foi depois de participar de uma delas que Nathaly Quevedo (15) foi comprar dois livros, um do próprio patrono. “Ele falou um pouco da história dele na conversa com a gente. Agora quero saber o fim. Fiquei encantada, e adoro ler”, disse a jovem, que saiu com o livro autografado. Janete Henz (52) e a filha Gabriela (21) também compraram. “Viemos todos os anos. Está cada vez melhor, mais bonita e organizada. Foi uma escolha gostosa, mas difícil, sair com dois livros em meio a tantas opções. Tem para todos os gostos e idades”, relataram. A venda, tanto para o público infantil e juvenil como adulto tem agradado também os proprietários das livrarias presentes: Wessel, Ama Livros, Paulinas e Armazém. Tânia Wessel avalia: “Há um pouco de literatura para todos os gostos, estilos. Há muitas obras boas com preços bastante acessíveis, e isso percebemos nas vendas. É difícil que alguém venha aqui e não saia ao menos com alguma obra. Méritos também da organização, que colaborou muito para isso”, afirma.

Nesta sexta-feira, em seu penúltimo dia, a Feira contará com a presença de mais um escritor: Fábio Monteiro. À noite, às 19h30min, será a vez do espetáculo “A Sbórnia Kontr’atraka” com Hique Gomez e Simone Rasslan. No sábado pela manhã, destaque para a presença da autora estrelense Giovana Rigo e o lançamento da coletânea “Tenho uma história para te contar”, realizada por alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulo Freire. A Feira do Livro 2018 é uma promoção do Governo de Estrela através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem o financiamento do Pró-Cultura RS-LIC, da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS e conta com patrocínio da Tomasi Logística, Movesco, Supermercado STR, Launer Química e AC Müller. Mais detalhes e fotos na fanpage Feira do Livro de Estrela.

Texto: Ascom Estrela