RS RSS Destaques Geral

Ventos de 115km/h são registrados no RS

Galpão foi destruído pela força do vento em Uruguaiana (Foto: Divulgação/Defesa Civil)
Galpão foi destruído pela força do vento em Uruguaiana (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

O temporal, que no sábado (15) deixou pontos alagados pelo Rio Grande do Sul, ontem (16) causou transtornos devido ao vento. Neste domingo (16), as fortes rajadas, bem como a queda de granizo, assustaram e causaram alguns transtornos pelo Estado. O município onde mais ventou, segundo as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi Quaraí com ventos de até 115,2 km/h.

Novamente a Região da Fronteira Oeste foi uma das mais atingidas, com danos em decorrência do evento climático. Em Uruguaiana um galpão foi destruído pela força do vento. A queda de granizo e a chuva forte também foram registradas em Porto Alegre e Região Metropolitana. Nos Vales do Rio Pardo e Taquari houve registro de vento e chuva forte, além da queda de granizo. Em Santa Cruz do Sul ocorreram destelhamentos parciais em algumas residências, quedas de árvores e algumas estruturas do Parque da Oktoberfest foram danificadas.

Ninguém ficou ferido ou precisou sair de suas casas. A Defesa Civil do RS, com auxílio da Sala de Situação, segue monitorando o clima, que deve permanecer instável, pelo menos, até a próxima quarta-feira (19). Situações de risco devem ser informadas através do telefone 199.

Rajada máxima de vento aferida por estações automáticas do Inmet

115,2 km/h em Quaraí, RS

86,4 km/h em Vacaria, RS

78,8 km/h em Santana do Livramento, RS

73,8 km/h em Rio Grande, RS

72,7 km/h em Rio Pardo, RS

71,6 km/h em São Vicente do Sul, RS

66,9 km/h em Santa Maria, RS

64,8 km/h em Teutônia, RS

64,0 km/h em Palmeira das Missões, RS

64,0 km/h em Uruguaiana, RS

61,9 km/h em Porto Alegre, RS

Texto: Ascom Defesa Civil do RS