Região Meio Ambiente RSS

Verde é Vida completa 25 anos de atividades

A equipe da matriz, do Projeto Verde é Vida (Foto: Divulgação)
A equipe da matriz, do Projeto Verde é Vida (Foto: Divulgação)

A manhã de ontem (08)  foi especial para a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Foi o momento de comemorar os 25 anos do Projeto Verde é Vida e também fazer o lançamento do livro que retrata a história. O presidente da Afubra, Benício Albano Werner, lembrou a trajetória do Projeto Verde é Vida, que foi criado a partir de trabalhos ambientais iniciados já em 1978. “A preocupação da Afubra com a sustentabilidade da propriedade rural teve início em 1978, com a instituição de uma lei que proibia o corte de mata nativa. Para não inviabilizar o trabalho dos fumicultores, que requeria lenha para secagem da produção do tabaco, o setor tabacaleiro passou a desenvolver campanhas junto aos produtores. Começou a distribuir sementes e mudas para incentivar o plantio da mata energética. Para amparar o produtor e comprovar que o trabalho de conscientização estava sendo feito, a Afubra e o então SindiFumo, hoje SindiTabaco, assinou, em 1981, um convênio com o então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), hoje Ibama, para o reflorestamento das propriedades rurais. O esforço despendido pelo setor teve êxito. O trabalho, que começou com a distribuição de mudas para produção energética, foi crescendo e tomando novos rumos, ampliando as atividades em prol do meio ambiente. O gosto pelo trabalho, a aceitação dos produtores e o engajamento da comunidade, deixou para traz a visão tubular de somente plantar para usar. Foi assim que, em 8 de agosto de 1991, a Afubra lançou o Projeto Verde é Vida.”

Werner comentou sobre as diferentes fases do trabalho do Projeto que, ao longo dos anos, tem se transformado e aumentado a sua área de atuação. Atualmente, desenvolve suas atividades com 146 municípios e 456 escolas dos três estados do Sul do País. São cerca de 123 mil alunos e professores trabalhando em parceria. “E todo esse trabalho se deve às parcerias – prefeitos, secretários de Educação, alunos, diretores, professores, pais e toda a comunidade -, além da equipe interna do Projeto, tanto da matriz como das filiais”, enfatizou o Presidente.

Momento marcante a homenagem à Ivo Trarbach, Jorge Kämpf e Jorge Antonio de Farias, que fazem parte da história do Projeto Verde é Vida. As placas comemorativas foram entregues pelo presidente da Afubra, Benício Albano Werner, secretário Romeu Schneider e tesoureiro Marcílio Laurindo Drescher. Após, o professor Jorge Antonio de Farias, em nome dos homenageados, falou sobre o início do Projeto, sua história, desafios e resultados conquistados.

LIVRO – O livro comemorativo aos 25 anos do Projeto Verde é Vida relata a história e as atividades promovidas pelo programa. São 70 páginas de resgate histórico. Os presentes à solenidade comemorativa levaram de lembrança um exemplar do livro e uma muda de árvore nativa.

Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Afubra