Páscoa Arroio do Meio RSS Destaques

Via Sacra da Comunidade de Forqueta é exemplo de união e religiosidade em Arroio do Meio

Cenário da Lagoa foi construído para a apresentação (Foto: Divulgação)

Na Sexta-Feira Santa, dia 30, a Comunidade de Forqueta, em Arroio do Meio, vai emocionar o público com a 21ª edição da Via Sacra. O evento será realizado a partir das 20h, no Cenário da Lagoa. A expectativa é de receber 7.000 pessoas.

O espetáculo terá cerca de duas horas de duração e conta com mais de 120 pessoas envolvidas entre, diretor, atores, equipe de produção e técnica, maquiadores e equipe de efeitos especiais. “Temos atores de 7 a 70 anos, e um belíssimo cenário de 500 metros quadrados, que foi projetado única e exclusivamente para o espetáculo. Foi tomado um cuidado muito grande para que o ambiente se parecesse o mais fiel possível com a Roma Antiga. Além disso, todo o texto é realmente decorado pelos atores, sem o uso de qualquer gravação ou dublagem”, explica o integrante da comissão organizadora, Liniker Duarte. Ele ainda acrescenta que em Arroio do Meio o espetáculo é apresentado desde 1997 pelo JUPE – Jovens Unidos pela Esperança. Aos poucos, o grupo foi crescendo, tendo mais atores, figurinos, e até um cenário próprio, que hoje é o Cenário da Lagoa.

Comunidade local está integrada na apresentação (Foto: Divulgação)

Márcio Rokenbach interpreta Jesus Cristo desde 1997. Ele conta que nas primeiras edições se preocupava apenas em decorar o texto, mas hoje procura transmitir uma mensagem que promova a reflexão. “É um trabalho árduo. Eu vivo este papel, me emociono em cada apresentação, e percebo que as pessoas conseguem levar alguma coisa para as suas casas. A nossa comunidade se une, ninguém é profissional e todos fazem a sua parte, da melhor forma possível, para isso virar um espetáculo. Ver essa participação é perceber que além de passar a mensagem de Cristo, todos conseguem se tornar pessoas melhores e inclusive menos inibidas. Isso me motiva a continuar ano após ano, trazendo cada vez mais público e emocionando as pessoas”, comenta Rokenbach.

A Via Sacra realizada pela comunidade de Forqueta é um dos maiores eventos da cidade. “Atualmente este é o único grande evento com essa magnitude de espectadores no município, podemos considerar que estamos no caminho certo, uma vez que o Cenário da Lagoa possui estacionamento próprio, espaço para lanches, banheiros e ambiente de comercialização de suvenires. É uma forma de contribuir para que o turismo ganhe mais força na cidade, e além disso, mostrar os talentos locais”, comenta Liniker Duarte.

Os organizadores ainda lembram que não haverá cobrança de ingresso, porém, o grupo aceita contribuição espontânea. É importante que o público leve cadeira. No local haverá serviço de chimarrão. Caso chover bem próximo ao horário da apresentação, o evento será cancelado.

Texto: Elisangela Favaretto/Portal Região dos Vales