Explorando os Vales Vale do Taquari

Viaduto 13

viaduto13

A Ferrovia do Trigo, que liga o Vale do Taquari ao Planalto gaúcho é considerada uma das mais bonitas do Brasil, com infinitas belezas naturais e arquitetônicas, por sua localização entre vales, montanhas e cascatas. Possui uma extensão de 98 quilômetros, que inicia em Roca Sales e segue até a cidade de Casca, com 32 túneis e 19 viadutos.

O destaque fica por conta do Viaduto 13, imponente obra da engenharia brasileira, localizado no trecho entre os municípios de Vespasiano Corrêa e Muçum.

Ele foi construído pelo 1º Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro durante a década de 70, possui 143 metros de altura e 509 metros de extensão, sendo maior Viaduto Férreo da América Latina e o segundo mais alto do mundo.

ACESSO:

A partir do município de Vespasiano Corrêa são 10 quilômetros de estrada de chão em boas condições, totalmente sinalizada. A entrada é gratuita

INFRAESTRUTURA:

Na região há dois campings, um restaurante e uma pousada. Aos finais de semana empresas oferecem atividades de esportes radicais como rappel, rafting e trekking pela ferrovia e cachoeiras.

 

Foto:  Álvaro Andrade