RS Destaques Polícia

Viagem Segura de Ano Novo fiscaliza mais de 24 mil veículos

A fiscalização autuou 5.984 condutores e recolheu 492 veículos e 136 carteiras de habilitação (Foto: Especial Palácio Piratini)
A fiscalização autuou 5.984 condutores e recolheu 492 veículos e 136 carteiras de habilitação (Foto: Especial Palácio Piratini)

A fiscalização realizada pelos parceiros que compõem a Operação Viagem Segura atingiu 24.336 veículos nesse feriadão. A Operação, que teve início à zero hora de sexta-feira (30) autuou 5.984 condutores e recolheu 492 veículos e 136 carteiras de habilitação.

Centrada na alcoolemia ao volante, a fiscalização fez 1.443 abordagens com testes de etilômetro. Desses condutores, 56 não puderam prosseguir viagem e foram autuados pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, e 30 foram enquadrados em crime de trânsito e conduzidos a delegacias de polícia.

Nos três dias desta 68ª operação, ocorreram 263 acidentes, que resultaram em 11 mortos e 204 feridos nas ruas e estradas gaúchas. Trata-se, portanto, de uma média diária de 3,7 óbitos. A média nos últimos dez anos foi de 4,6 vítimas fatais/dia na virada do ano, enquanto a média geral dos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a operação é de 6,5 mortes/dia.

A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na capital), ANTT, DNIT, DAER, EGR, Famurs, Metroplan, Cetran/RS, Sest Senat, além de representantes da sociedade civil organizada, como o Lions Club.

Megablitz

Desta vez, a chamada Megablitz da Capital ocorreu em três locais: nas avenidas Carlos Gomes, Nilo Peçanha e Carlos Barbosa. Como resultado, foram abordados 136 condutores, o que resultou na autuação de 43 infrações, sendo 16 por alcoolemia ao volante.

Como curiosidade, essa Megablitz registrou 32% das abordagens como infrações, sendo que a média histórica é de 25%. Da mesma forma, autuados pelo artigo 165 do código (alcoolemia ao volante) representaram 12% das abordagens, contra os 8% habituais. A ação reuniu os esforços da Polícia Civil e dos agentes da Balada Segura aos demais parceiros da Operação Viagem Segura. Esta foi a 18ª edição da operação que vem sendo realizada desde setembro de 2015.

Texto: Ascom RS