Esporte Saúde Estrela

Vida Saudável amplia locais e aulas

Programa social fecha segunda semana da sua 11ª temporada com aula inaugural em nono núcleo

Chegou ao fim, nesta quinta-feira (21) à tarde, a segunda semana de atividades do Programa Vida Saudável em sua 11ª temporada, a sétima desenvolvido exclusivamente pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). E esta foi marcada, justamente, pela primeira aula no mais novo núcleo do projeto direcionado a pessoas acima dos 45 anos: no Bairro Pinheiros. Mais de 20 pessoas, moradoras da comunidade, participaram dos exercícios de alongamento, físicos e outras ações proporcionadas gratuitamente por monitores. No local, os encontros ocorrerão todas as quintas-feiras à tarde, a partir das 14h, na Associação de Moradores local.

Entre as participantes estavam as amigas Neusa Vargas (60) e Valéria Reis (62). Neusa, que já participa do Vida Saudável no núcleo do Bairro Boa União, comemora as aulas mais próximas de casa. “É bom, podemos vir com outras amigas. Mas quero seguir indo nas aulas no Boa União”, revela ela, que foi quem convidou Valéria. A amiga, que não se diz uma pessoa parada, aceitou o convite na hora. “Faço academia já, cuido da minha saúde, mas quero aproveitar para me movimentar ainda mais aqui, e ainda poder conversar um pouco com todos”, explica. Exemplo deu seu Roque José Diell (67), que completará 68 anos nesta sexta-feira. Era o único homem na primeira aula. “Não me importo. Mas espero que outros aproveitem esta oportunidade e na semana seguinte mais alguns estejam aqui comigo. Vou convidar, pois é importante a gente se movimentar”, diz ele, para em seguida escutar as primeiras orientações da professora de Educação Física Ana Portz, que dá aula em cinco dos nove núcleos.

O secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira, presente à aula inaugural, destacou. “Investir em esportes, exercícios e atividades de lazer é investir em saúde, em qualidade de vida. Temos que agradecer desde já a parceria com a Associação de Moradores aqui do Bairro, pelo espaço cedido, e a vocês, que farão o sucesso do núcleo.” O vereador Marco Wermann, morador do bairro e um dos agentes para que o núcleo surgisse, ressaltou. “Darmos esta oportunidade aos moradores daqui é valorizarmos a comunidade. Realizá-la na associação também é valorizá-la, assim como quando ocorrer na praça. Isso sugere e exigirá mais cuidado e carinho por parte de todos, tanto moradores como poder público, com as coisas daqui do bairro, o que de certa forma sempre nos permitirá projetar e trabalhar por melhorias.”

O Vida Saudável disponibiliza agora aulas em nove núcleos, sendo três no interior: Glória, Novo Paraíso e Linha Wink. Neste pontos proporciona atividades físicas e de lazer, de segunda à quinta-feira, nos dois turnos, conforme uma agenda fixa por núcleo, com alguns deles, como do Indústrias, Imigrantes, Oriental e Boa União, com aulas mais de uma vez por semana. A disponibilidade de vagas e mais informações podem ser obtidas na sede da Smel e nos próprios núcleos nos dias de aula e consultadas pelo telefone 3981-1067.

Nas segundas-feiras, é desenvolvido no Boa União (8h às 9h30min/ ginásio da comunidade São Cristóvão); na Glória (8h às 9h30min / ginásio da comunidade); Indústrias (14h às 15h30min / na sede da Ambi); Imigrantes (14h às 15h30min / no ginásio da comunidade São José Operário). Nas terças-feiras: Auxiliadora (8h às 9h30min / salão comunitário da comunidade); Oriental (9h30min às 11h / ginásio da Emei Raio de Sol); Novo Paraíso (14h às 15h30min / Centro Comunitário São Vito); Linha Wink (14h às 15h45min / ginásio da comunidade católica Nossa Sra. de Fátima). Nas quartas-feiras: Boa União (8h às 9h30min); Glória (8h às 9h30min); Indústrias (14h às 15h30min); Imigrantes (14h às 15h30min). Nas quintas-feiras: Auxiliadora (8h às 9h30min); Oriental (8h30min às 10h); Pinheiros (14h às 15h30min, Associação de Moradores). As sextas-feiras são dedicadas ao planejamento da programação por parte dos dois professores responsáveis pelas dinâmicas de grupo.

Dias e núcleos

Segundas-feiras

– Bairros Boa União (8h às 9h30min/ ginásio da comunidade São Cristóvão)

– Glória (8h às 9h30min/ ginásio da comunidade)

– Indústrias (14h às 15h30min / na sede da Ambi)

– Imigrantes (14h às 15h30min / no ginásio da comunidade São José Operário)

Terças-feiras

– Auxiliadora (8h às 9h30min / salão comunitário da comunidade)

– Oriental (9h30min às 11h / ginásio da Emei Raio de Sol)

– Novo Paraíso (14h às 15h30min / Centro Comunitário São Vito)

– Linha Wink (14h às 15h45min / ginásio da comunidade católica Nossa Sra. de Fátima)

Quartas-feiras

– Boa União (8h às 9h30min)

– Glória (8h às 9h30min)

– Indústrias (14h às 15h30min)

– Imigrantes (14h às 15h30min)

Quintas-feiras

– Auxiliadora (8h às 9h30min)

– Oriental (8h30min às 10h)

– Pinheiros (14h às 15h30min, Associação de Moradores).

Texto: Rodrigo Angeli
Fotos: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela