Saúde RSS Estrela

Vida saudável e ao ar livre em Estrela

 Participantes gostaram das atividades ao ar livre (Foto: Divulgação)
Participantes gostaram das atividades ao ar livre (Foto: Divulgação)

Aliar o útil ao agradável. Este foi um dos objetivos das mais recentes aulas do Projeto Vida Saudável. É que as mesmas foram realizadas em algumas das recém implantadas academias ar ao livre que Estrela tem à disposição de seus cidadãos. As atividades ocorreram nas unidades localizadas nos bairros Auxiliadora e Boa União. Hoje, o Vida Saudável atende a mais de 250 pessoas de mais idade em oito diferentes núcleos, e ainda aceita inscrições.

As atividades foram dirigidas pelos professores do programa, Tchone Joel Bagestão e Ana Luísa Portz. As mesmas ocorrem geralmente em ginásios das comunidades e salas, mas desta vez utilizaram-se das academias abertas. “As vezes por questão da temperatura, também porque geralmente utilizamos muito materiais como bolas, balões e outros elementos, e usamos bastante o chão como apoio. Também porque são práticas mais voltadas ao alongamento, movimentação, relaxamento do que o exercício físico em si. Mas agora que a temperatura tem ajudado fomos aproveitar os equipamentos da nova academia. Todos adoraram e devemos repetir as atividades de vez em quando”, explica Ana Luíza. Para Julio Saldanha Pereira, titular da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), pasta responsável pela execução do programa e também pelas academias ao ar livre, são ações que se complementam. “Isso mostra que estamos sempre buscando alternativas que abranjam o maior número possível de pessoas e que estas opções possam, de certa forma, uma colaborar com a outra no sentido de proporcionar o bem estar”, destaca. “Por exemplo, não adianta incentivarmos a prática de exercícios entre as pessoas de mais idade se não damos alternativas de locais e orientações para a prática”, completa.

Saiba Mais

O Programa Vida Saudável leva esporte, bem estar e lazer a pessoas a partir dos 45 anos e hoje funciona rotineiramente em oito núcleos. As aulas, de 1h30min e 2h de duração cada, de segunda à quinta-feira, manhã e tarde, ocorrem nos bairros Boa União, Indústrias, Imigrantes, Auxiliadora e Oriental e também Linha Wink, Glória e Novo Paraíso. Como objetivo principal resgatar o direito da pessoa ao esporte e lazer e também o bem estar psicológico e social, utilizando a atividade física como meio. Em Estrela, as aulas de câmbio e ginástica seguem como as mais populares. Mais informações na Smel (Rua Ernesto Alves, 597, 2º andar) e pelo telefone 3981-1045.

Locais e horários
Segunda-feira
Manhã: Boa União (8h às 9h30min; Tchone); Glória (8h15min às 9h45min; Ana Portz).
Tarde: Indústrias (14h às 15h30min; Tchone); Imigrantes (14h às 15h30min; Ana Portz); Auxiliadora (15h45min às 17h; Ana Portz).

Terça-feira
Manhã: Oriental (9h30min às 11h; Ana);
Tarde: Linha Wink (14h às 15h30min; Tchone); Novo Paraíso (14h às 15h30min; Ana Portz).

Quarta-feira
Manhã: Boa União (8h às 10hn; Tchone); Glória (8h15min às 10h15min; Ana Portz).
Tarde: Indústrias (14h às 16h; Tchone); Oriental (14h às 16h; Ana Portz).

Quinta-feira
Manhã: Imigrantes (8h às 9h30min; Ana Portz).
Tarde: Novo Paraíso (14h às 15h30min; Ana Portz).

Texto: Ascom Estrela