Educação Lajeado

Vigilância Sanitária realiza treinamento para Escolas de Educação Infantil de Lajeado

Nesta terça-feira, 26/03, a Vigilância Sanitária, setor vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa) da Prefeitura de Lajeado, realizou um treinamento sobre fiscalização sanitária voltado às Escolas de Educação Infantil públicas e privadas do município. Cerca de 30 pessoas participaram do evento, que aconteceu no Salão de Eventos da prefeitura. O objetivo era informar, atualizar sobre a legislação sanitária e padronizar as ações em todas as escolas.

Conforme a farmacêutica e fiscal da Vigilância Sanitária Jesuane Salami, as crianças possuem um sistema imunológico imaturo e estão expostas a perigos constantes, como intoxicação por medicamentos, doenças, intoxicações alimentares e contaminação por eventuais problemas na preparação do alimento. “Todos vocês já conhecem as legislações, mas esperamos que consigam repassar essas informações para os demais funcionários das escolas para entender a importância destes cuidados para o bem-estar das crianças”, disse Jesuane.

Durante a capacitação, os fiscais também abordaram assuntos relacionados às condições sanitárias referentes à Portaria 78/2009 e 031/2019, orientando os representantes sobre as boas práticas de higiene para prevenir os riscos à saúde das crianças. Entre algumas orientações estão: higienização de instalações, de manipuladores de alimentos, equipamentos, móveis e realização de controle de pragas. As escolas também tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a legislação sanitária.

Para preparar estabelecimentos para o cumprimento da legislação, em 2018 a Vigilância realizou cinco seminários de segurança em alimentos voltados a outros estabelecimentos. “Além de realizar as inspeções, é dever nosso realizar ações educativas e preventivas para todos os estabelecimentos”, ressalta Jesuane.

 

 

Texto e fotos: Pietra Darde
Assessoria de Imprensa de Lajeado – RS