RS Encantado RSS Rural - Agricultura

Vinho Colonial será tema de encontro regional em Encantado


O regulamento para a inscrição de amostras para avaliação dos vinhos encontra-se disponível nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar da região de Lajeado(Foto: Divulgação)

Com o objetivo de valorizar os produtores que investem no processo artesanal de elaboração de vinhos, a Emater/RS-Ascar realiza no próximo dia 24 de agosto, no salão comunitário de Linha Auxiliadora, em Encantado, o Encontro Regional de Vinho Colonial. A atividade, que tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e da Secretaria Municipal de Agricultura, inicia às 09h. Na ocasião haverá palestra com o tema “Formalização de Cantinas de Vinho Colonial”, ministrada pelo enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompson Benhur Didone.

Os participantes do encontro também estão sendo incentivados a levar uma amostra de vinho colonial para degustação, que serão avaliadas por uma comissão técnica que levará em conta critérios, como, cor, limpidez, aroma e sabor, em cada categoria. “A intenção não é a de promover uma competição e sim dar um retorno para os viticultores a respeito do que pensa o público sobre seu produto, estimulando-os para que se aprimorem e possam oferecer um vinho com ainda mais qualidade”, comenta o assistente técnico regional de Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Derli Bonine.

Bonine ressalta ainda os benefícios da bebida para a saúde, se tomada com moderação. “Nesse sentido, cabe a nós trabalhar para o desenvolvimento e para o fortalecimento da atividade”, avalia o técnico, que acredita que a região alta do Vale do Taquari ainda pode crescer nesse segmento. “Precisamos pensar em ampliar o mercado para além da venda para amigos, conhecidos ou parentes, aumentando o número de cantinas formalizadas, agregando renda e valorizando o turismo e a cultura da região”, comenta, justificando também a escolha do palestrante do dia.

O regulamento para a inscrição de amostras para avaliação dos vinhos encontra-se disponível nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar da região de Lajeado. No dia serão apresentadas as amostras destaque, com entrega de certificado para os melhores em cada categoria. O almoço por adesão terá como cardápio carne suína, galeto, massa, saladas e vinho. Mais informações sobre o encontro – que tem o patrocínio da cooperativa Sicredi – podem ser obtidas no escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Encantado, pelo telefone (51) 3751-1707 ou pelo e-mail emencant@emater.tche.br.

Programação:

09h – Recepção

09h30 – Abertura

09h45 – Palestra “Formalização de cantinas de vinho colonial”, ministrada pelo enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompson Benhur Didone

10h30 – Avaliação do vinho colonial (comissão técnica)

11h – Degustação de amostras

11h40 – Apresentação das amostras destaque e entrega de certificados em cada categoria

12h – Almoço

Texto: Ascom Emater/RS-Ascar – Regional de Lajeado