RS RSS Destaques Geral

Vinícola Aurora expande capacidade produtiva na área de sucos de uvas

Em reunião, coordenada pela Sala do Investidor, os diretores da cooperativa detalharam o projeto de expansão (Foto: Divulgação Sdect)
Em reunião, coordenada pela Sala do Investidor, os diretores da cooperativa detalharam o projeto de expansão (Foto: Divulgação Sdect)

A expansão no consumo de sucos naturais foi um dos fatores que levou a Cooperativa Vinícola Aurora Ltda, de Bento Gonçalves, a implantar novos equipamentos em seu parque industrial para aumentar a capacidade produtiva na área de processamento do produto. Com foco nesse cenário positivo, a Aurora informou à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) que projeta investir cerca de R$ 5 milhões.

Em reunião, coordenada pela Sala do Investidor, os diretores da cooperativa detalharam o projeto de expansão que acrescenta mais dez empregos diretos ao seu quadro de 458 vagas. Com as novas instalações serão acrescentados mais 760 mil litros de sucos à atual capacidade produtiva de processamento de sucos naturais de 3,630 milhões de litros.

Os executivos da cooperativa receberam informações detalhadas sobre licenciamento ambiental por parte da Fepam, e também temas relacionados com o financiamento operado pelo BRDE já contratado pela Aurora sobre o Fundo Operação Empresa (Fundopem/RS) e o Programa de Harmonização do Desenvolvimento Industrial (Integrar/RS) e os relacionados com os serviços oferecidos pela Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec).

Conforme o diretor Hermínio Ficagna, a participação da Aurora no abastecimento do mercado nacional alcança 30% em suco de uva e de 31% no segmento de vinhos finos, conforme dados divulgados pela União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra). O investimento suportará a instalação de um novo pasteurizador, um rotulador, um peletizador de pacotes e a importação de barris de carvalho. A Aurora reúne 1.044 cooperados e recebe, em sua unidade de Bento Gonçalves, a visita de 160 mil turistas apreciadores de vinho por ano.

Texto: Ascom Estado