Encantado Destaques

Visitas guiadas no Cristo Protetor apresentam resultados positivos

Iniciativa começou em maio como um evento-teste

Contemplar a dimensão da estrutura da maior estátua de Cristo do mundo e ver de perto o Cristo Protetor em um momento único: a construção, são estes alguns benefícios que os participantes têm ao realizar a experiência de visitação guiada no entorno do monumento, no Morro das Antenas.

A iniciativa da Associação Amigos de Cristo (AA Cristo) de oportunizar as  visitações no local, permitiu também que um número expressivo de visitantes pudessem apreciar o local . Desde o primeiro final de semana de passeios, nos dias 08 e 09 de maio, até o último final de semana, dias 17 e 18, mais de 8 mil pessoas participaram da iniciativa.

Visitantes de mais de 310 municípios de diversas regiões do país, fizeram o deslocamento para contemplar o Cristo Protetor, sendo que destes 242 são do Rio Grande do Sul, além dos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Ceará e Distrito Federal. Visitantes de países como Alemanha, Argentina, Bolívia, México, África do Sul e Itália também registraram presença em terras Encantadenses.

Como a contribuição de cada visitante é totalmente revertida para a obra, realizar a visita guiada é uma forma de doar e ajudar na construção. “É como se cada um de vocês colocasse um tijolinho na obra”, explicam as guias aos grupos durante o percurso guiado, onde os visitantes também conhecem a história da construção e as características da obra.

Por questões de segurança, as visitas acontecem quando as obras estão paradas, nos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, quando as condições climáticas são favoráveis. Os passeios são confirmados nas sextas-feiras, nas redes sociais do Cristo Protetor no Instagram (@cristodeencantado) e no Facebook (Cristo Protetor).

Importante saber

  • Uso obrigatório de máscara;
  • Grupos de visita com número reduzido;
  • Crianças até 12 anos não contribuem para fazer a visita;
  • Não é necessário realizar agendamento prévio;
  • Por segurança, visitantes sempre devem ter o acompanhamento de um guia;
  • Idosos e pessoas com necessidades especiais podem fazer o trajeto de carro;

Conforme a Associação, as visitas devem ser mantidas e aprimoradas ao longo do tempo. A previsão de conclusão da obra é dezembro, atualmente a equipe trabalha no processo de construção do manto, uma das fases mais elaboradas, já que a túnica envolve grande parte do corpo da estátua e é esculpida artesanalmente.