Artigos - Geral

“Você é persistente ou teimoso?” – por Márcia Sehn

Márcia Sehn (Foto: Divulgação)
Márcia Sehn (Foto: Divulgação)

Ser persistente, segundo o psicólogo McClelland, significa agir diante de um desafio significativo repetidamente, tomando todas as ações para que o objetivo seja atingido.

A persistência implica em seguir firme em busca de um objetivo, o que não significa que os métodos e estratégias para alcançá-lo sejam os mesmos do início ao fim do processo.

Já a teimosia mantêm foco no objetivo, porém resiste à mudança. Percebe que as coisas não vão bem, mas não muda a forma de agir, tenta…tenta mais uma vez, sempre do mesmo jeito, até que não haja mais chances de recuperação. Segundo Albert Einstein “Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes”.

Um boa notícia para quem precisa desenvolver a habilidade da persistência. Ela como outra habilidade pode ser desenvolvida e aprimorada!

Compartilho 5 dicas que podem ser úteis para você:
Tenha cautela com as expectativas positivas: a premissa básica para desenvolver a persistência é ter em mente que é impossível acertar todas as vezes. O erro faz parte do processo de aprendizado e ninguém está livre dele. O caminho para o sucesso tem obstáculos e é trabalhoso. E por incrível que pareça, isso é bom, pois superá-los fará com que você desenvolva os conhecimentos e habilidades que precisa para chegar lá e se fortaleça cada vez mais.

Defina prazos realistas: é natural querermos resultados imediatos para nossas ações, mas infelizmente, isso na maioria da vezes não é possível. Um negócio sustentável precisa de um tempo para se consolidar, não cresce da noite para o dia. Entenda e aceite que tudo tem um período natural necessário para que as coisas se desenvolvam. Tenha um forte motivo, um propósito claro e bem definido: “Se você não sabe para onde está indo, então qualquer lugar serve”. Saber onde se quer chegar é primordial para se manter firme no objetivo. Quanto mais claro e alinhado ao seu propósito de vida, mais chance de manter-se no caminho.

Acredite em seu potencial: com tantos desafios que enfrentamos na vida, por vezes nos sentimos impotentes e colocamos em dúvida nossa capacidade de realização. Este é um sentimento negativo que pode colocar tudo a perder. Nestes momentos procure pensar em tudo que você já realizou até aqui, e das dificuldades que superou e como elas o deixaram mais fortes. Celebre suas vitórias passadas, isso irá revigorar sua motivação e sua vontade de seguir em frente.

Planeje o caminho: realizar um bom planejamento é fundamental, e neste caso trará a consciência de todas as etapas que deverão ser cumpridas para o alcance do objetivo. Divida as etapas em pequenos passos mais fáceis de serem concluídos. Assim, com pequenas realizações e conquistas é mais fácil de se manter motivado ao longo de todo processo.

Ótima semana!!!

Marcia Sehn – Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching e Pós-Graduada em Liderança Estratégica de Negócios e Pessoas