Saúde RS RSS Destaques Cruzeiro do Sul

Voluntários da Horta Modelo visitam empreendimento de orgânicos em Arroio do Meio

Família Ferrari apresentou o projeto de Colhe e Pague e como o local é explorado pelo turismo (Foto: Divulgação)

A Secretaria da Saúde de Cruzeiro do Sul disponibilizou o transporte para os voluntários que integram o projeto “Mais Hortas nas Comunidades”, para conhecerem o modelo adotado pela Agroecologia Ferrari, na localidade de Forqueta, em Arroio do Meio.

De acordo com a coordenadora, enfermeira Eveline Paim Deon Bohn, cerca de 30 pessoas entre agricultores familiares, professores, integrantes da Pastoral da Terra, Emater e agente Comunitária da Saúde, foram recebidos pela agricultora e empreendedora Márcia Ferrari, e sua família.

Na ocasião a família Ferrari apresentou o projeto de Colhe e Pague, assim como o local é explorado pelo turismo. Além disso, Márcia explicou a experiência do trabalho com os orgânicos e de como se pode viver bem e ter uma boa renda com a boa ecologia.

Os professores presentes, das Escolas que aderiram ao programa “Hortas nas Escolas”, demonstraram interesse em levar seus alunos até o local, para estudos e despertar ainda mais o hábito da alimentação saudável.

Após o passeio pela propriedade e a colheita de produtos da época, o grupo participou de um café da tarde, servido pela família, ao valor de R$ 20 por pessoa. O banquete é recheado com receitas produzidas a partir dos produtos que são colhidos no local. A proprietária também repassou as receitas aos interessados, para que possam fazer em suas casas.

Confraternização

O Projeto Mais Hortas nas Comunidades realizará no dia 5 de dezembro, a partir 13h30, na Comunidade São Francisco de Assis, em Boa Esperança Baixa, sua confraternização de Natal. Para isso são convidados todos os agricultores, apoiadores, administração municipal, professores e alunos das escolas participantes para o momento. Para a ocasião, cada um deve trazer um prato para a confraternização coletiva. No dia serão oferecidos produtos coloniais, mudas e artesanato local para venda.

Texto: Ascom Cruzeiro do Sul