Rural - Agricultura Westfália

Westfália programa terceira edição do Encontro de Jovens Rurais

Com o objetivo de promover uma conversa com jovens agricultores sobre perspectivas para a permanência no campo e sobre sucessão rural, com destaque para possíveis avanços e aspectos a melhorar, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Westfália promovem no próximo dia 19 de julho, a terceira edição do Encontro de Jovens Rurais. O evento, com início previsto para as 9h30, ocorre no Centro Comunitário de Linha Frank e contará com palestras, debates e relatos de experiências que terão como tema central “A importância e os desafios da agricultura familiar”.

Entre os destaque da programação estará a presença do secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Governo Federal, Fernando Schwanke, que participará de painel. Durante o evento, temas como conjuntura atual do setor primário e necessidades do modelo produtivo do município, se alternarão com relatos de experiências sobre bovinocultura de leite, produção de aves de corte e manejo animal. “Nossa intenção é pensar no desenvolvimento do município e o jovem, naturalmente, é parte desse processo”, destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar, Marcelo Müller.

Historicamente, Westfália possui a maior parte de sua arrecadação vinda do setor primário – cerca de 60% do valor adicionado fiscal vem da agricultura. “Já outro dado, fruto de um levantamento feito recentemente, dá conta de quase 65% das propriedades do município contam com jovens interessados em permanecer no meio rural”, observa Müller. Para o extensionista, aspectos como renda, infraestrutura adequada e qualidade de vida são razões apontadas para a sucessão. “Nesse sentido cabe trabalharmos questões que atendam as demandas e os anseios desse jovem que projeta ficar no campo”, avalia.

Mais informações sobre o encontro, bem como a sua programação completa, podem ser obtidas com os extensionistas no escritório da Emater/RS-Ascar ou pelo telefone (51) 3762-4705.

 

 

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Lajeado
Jornalista Tiago Bald