Educação RSS Westfália

Westfaliana é classificada para etapa regional do Concurso Oratória nas Escolas

Stefani Eggers é estudante da EMEF Vila Schmidt e representa a JCI Lajeado na final regional (Foto: Divulgação)
Stefani Eggers é estudante da EMEF Vila Schmidt e representa a JCI Lajeado na final regional (Foto: Divulgação)

Westfália estará representada, no próximo sábado, dia 22 de julho, na etapa regional do Concurso Oratória nas Escolas, promovido pela JCI Brasil. Após vencer o Concurso Municipal de Oratória, em 2016, a estudante do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, Stefani Raiane Eggers, de 14 anos, foi selecionada pela JCI Lajeado para representar a organização na próxima fase, que ocorrerá na cidade de Venâncio Aires.

Neste ano, o concurso tem como tema “O que é ter sucesso na vida?”. O objetivo do Oratória nas Escolas é, além de estimular a prática de falar em público, oferecer aos jovens estudantes a oportunidade de conhecimento, reflexão e conscientização sobre a responsabilidade e compromisso de cada um em relação ao tema proposto. Em Venâncio Aires, a estudante westfaliana disputará, com adversários gaúchos, vaga para a etapa nacional, que ocorrerá durante a Convenção Nacional da JCI Brasil.

Conquista e responsabilidade
Por meio do Concurso Oratória nas Escolas, jovens estudantes podem formar uma consciência crítica em relação ao tema. Neste caso, o sucesso. Stefani começou a trabalhar o seu texto no mês passado. “Fiquei sabendo da classificação para a etapa regional em maio, através da diretora Elaine Cristina Schröer Kohl. Em junho comecei a me dedicar ao meu texto. Depois da primeira versão, a professora Rosvita Ahlert passou a me auxiliar e apontar algumas mudanças. A partir de então, fomos construindo juntas”, salienta a estudante que, na segunda-feira, dia 17 de julho, fez sua apresentação aos professores da rede municipal de ensino.

A representante westfaliana revela que ficou surpresa com a notícia e não esperava haver uma segunda etapa. Até a fase regional, Stefani ainda pretende fazer alguns ajustes no texto e, depois, se dedicar integralmente aos treinos. “Me classificar para a próxima etapa é uma grande conquista. E responsabilidade também, pois representarei o Município e a JCI Lajeado”, enaltece a jovem.

Em Westfália, o Concurso Municipal de Oratória passou a ser uma realização da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC). No ano passado, o tema foi: “Estudar é fundamental para melhorar o mundo! Você também acredita nesta ideia?”, oportunidade em que Stefani Eggers foi a vencedora. Mas, conforme a estudante, esta não foi sua primeira participação. “Em 2015 participei pela primeira vez e estava bastante nervosa. Na segunda vez, no ano passado, já me sentia muito mais segura e tranquila. E, por consequência, consegui ganhar o concurso”, observa Stefani, garantindo que dará o seu melhor para representar Westfália no próximo sábado.

Desenvolvendo e aprimorando a oralidade
Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, na era da tecnologia, expressar-se e transmitir o conhecimento é uma habilidade não apenas desejada, mas necessária. “O Concurso de Oratória é uma possibilidade de o aluno desenvolver e aprimorar a oralidade, que, embora estimulada em outras ocasiões, é coadjuvante da escrita, que impera no cotidiano escolar”, enaltece.

Para Elisangela, é gratificante acompanhar o desenvolvimento e o crescimento de cada um dos participantes. “É esta a função primeira da escola: oportunizar desafios que levem o aluno a aprimorar-se como sujeito crítico e desenvolver suas habilidades”, pontua a secretária.

Texto: Ascom Westfália