Investimento Tecnologia Vale do Taquari Eventos Destaques

Workshop compartilha conhecimento com empreendedores da região

Em sua primeira edição, o Workshop Empreendedor, promovido pelo Sicredi Região dos Vales trouxe o doutor e professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente, e o CEO e fundador da Samba Tech, Gustavo Caetano, para compartilhar conhecimentos com empreendedores.

Como as empresas podem tirar proveito das mudanças que ocorrerão no século 21 para ampliar oportunidades e transformar negócios de forma ágil e inovadora. Essas foram as abordagens principais do doutor em Administração de Empresas e professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente dos Santos Alves, e do CEO e fundador da Samba Tech, Gustavo Caetano, palestrantes convidados do evento “Workshop Empreendedor”, promovido pelo Sicredi Região dos Vales, na noite da última sexta-feira, dia 24. A iniciativa lotou o Auditório do Sicredi, em Encantado e teve como objetivo contribuir para o conhecimento e desenvolvimento dos empreendedores da região.

O professor Paulo Vicente trouxe ao público o tema “Um século em quatro atos”, na qual fez uma análise do futuro a partir da história dos ciclos hegemônicos que tendem a se repetir de tempos em tempos, gerando momentos de crises, mas também novas tecnologias para superar esses desafios, criando um novo cenário mundial. “É muito importante trazer para o público esse conhecimento, que não é tão trivial, para ajudá-lo a enxergar melhor o que vem pela frente. O futuro não é tão misterioso assim. É possível entender alguns movimentos que virão, olhando os fatos e os dados: investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o que governos lá fora estão pensando, o que é possível e o que não é possível. E aí você começa a montar um quebra-cabeça que cria um quadro melhor para facilitar a tomada de decisão”, comentou Paulo Vicente.

Já Gustavo Caetano, considerados um dos 10 jovens mais inovadores do país pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, mostrou como empresas de qualquer setor podem inovar usando as mesmas técnicas de startups. Gustavo, que também é autor do livro ‘Pense Simples’, explanou sobre sua trajetória de sucesso à frente de movimentos inovadores, trazendo temas como empreendedorismo, criatividade, cases de sucesso e tecnologia. “Se eu fizesse o que todas as pessoas fazem, eu seria igual a elas. Eu precisava traçar um caminho diferente para a minha vida. E foi que fiz. Busquei oportunidades que a maioria não estava enxergando. O que trava as pessoas é o medo de fazer. Aqui nesse encontro vi que as pessoas estão com a cabeça aberta para a transformação. E elas vieram buscar dicas de como transformar e melhorar o seu negócio”, salientou Gustavo.

Para o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, foi um momento importante de troca de conhecimento com empreendedores de diversos negócios. “Acreditamos que o conhecimento tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, dos negócios e das nossas comunidades. É um orgulho para o Sicredi trazer dois palestrantes de relevância nacional para compartilhar suas experiências com empreendedores de nossa região. A participação do público demonstrou o quanto a ação foi significativa”, disse.

 

 

Assessoria de Imprensa do Sicredi Região dos Vales