Cultura Arroio do Meio Educação Eventos

XXIX Feira do Livro ocorre de 31 de agosto a 4 de setembro

Tarde ensolarada marcou o lançamento da CulturArte, com um passeio pelas sete artes na Área de Lazer Pérola do Vale

Maior evento de educação e cultura é lançado com temática de conexões pelas artes

O lançamento oficial da CulturArte 2019/XXIX Feira do Livro de Arroio do Meio transformou a Área de Lazer Pérola do Vale num grande palco das sete artes na tarde da quarta-feira, 14. A sensibilização iniciou já na entrada do parque, com quadros pintados pela artista Ivone Rheinheimer, dando boas-vindas aos convidados. No corredor até a pista de skate, ao fundo do parque, manifestações de teatro através de personagens mímicos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bela Vista, dança com integrantes do Grupo de Danças Helmuth Kuhn, cinema com cartazes de filmes brasileiros do Cineclube Real, literatura através do projeto itinerante Porque Ler Faz Bem e dos escritores do concurso literário, escultura de argila da ceramista Cláudia Jung e música ao som de violões e flautas dos alunos do projeto Tem Música no Museu.

Caixas de leitura do projeto Porque Ler Faz Bem foram entregues às diretoras das escolas

O evento iniciou com uma performance artística da EMEF João Beda Körbes. Enquanto alunas da professora Cátia Fontana dançavam coreografias com sucessos nacionais e internacionais, o professor Samuel Hergesell e seus alunos grafitaram ao vivo a logo #CulturArte: conexões pelas artes, lançando oficialmente o maior evento de educação e cultura de Arroio do Meio.

As atividades iniciam nas escolas a partir do lançamento e concentram no período de 31 de agosto a 4 de setembro, no Complexo CulturArte (Praça Flores da Cunha, Rua de Eventos e Clube Esportivo), quando ocorre a XXIX Feira do Livro. Serão dias de visitação à feira, Mostra Literária, peças teatrais, oficinas interativas, palestras com presença dos escritores Eleonora Medeiros e Chiquinho Divilas, Palco de Talentos, Seminário da Inovação e demais atividades culturais.

A Secretária de Educação e Cultura, Mara Betina Forneck, enalteceu a presença das diretoras das escolas, às quais entregou caixas de leitura do Projeto Porque Ler Faz Bem e bolsas customizadas pela EMEF Professor Arlindo Back e Centro de Referência da Assistência Social. Ressaltou a importância do envolvimento de todos – Poder Público, escolas, famílias e comunidade em geral – para o sucesso da maior feira do livro comunitária da Região e, numa dinâmica que envolveu alunos, diretoras, professores, autoridades e demais presentes, com sons de diferentes celulares tocando simultaneamente, foram entregues folders contendo a programação completa do evento, em formato de smartphones, com ícones de redes sociais, confirmando a presença da inovação e das conexões na CulturArte.

Em seu depoimento, o Prefeito Klaus Werner Schnack destacou a inovação desse ano, com atividades voltadas para adolescentes, através do projeto Chuva de Ideias, que vem sendo construído com os Grêmios Estudantis. “A criatividade está aqui, dentro dessa união”, salientou. “Parabéns a todos os envolvidos. O jeito de Arroio do Meio é fazer em conjunto”, finalizou Schnack.

 

Saiba mais:

XXIX Feira do Livro: 20 Editoras e Livrarias/3.200 alunos mais comunidade em geral;

Escritores Presentes: Chiquinho Divilas – 1.500 alunos dos Anos Finais;
Eleonora Medeiros – 1.100 alunos dos Anos Iniciais;

Participação de oito escolas na Mostra Literária dos Anos Finais;

Apresentação de manifestações artísticas locais e regionais no Palco de Talentos;

 

 

 

 

Fotos: Maica Viviane Gebing
Assessoria de Imprensa Arroio do Meio