Saúde Destaques Imigrante

Imigrante oferece serviço de fonoaudiologia pelo SUS

 

A Secretaria Municipal da Saúde oferece à população a especialidade de Fonoaudiologia Clínica, com atendimentos realizados na Unidade de Saúde do Centro.

A Fonoaudiologia é uma especialidade presente em poucas UBS e tem sido um diferencial para a população.
O atendimento é prestado pela fonoaudióloga Luciana Domingues Dias, natural de Porto Alegre, formada pela Universidade Metodista IPA, com pós-graduação em Saúde Pública pela FIOCRUZ/RJ. “A nossa especialidade atende tanto os diferentes aspectos da comunicação humana (linguagem oral e escrita, fala, voz, audição) como os distúrbios das funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação” cita Luciana.

Também são realizamos atendimentos em visita domiciliar às pessoas acamadas com limitações funcionais importantes em áreas como deglutição, voz, fala, linguagem e/ou cognição. O ambiente familiar para o atendimento ao paciente acamado traz melhorias às condições físicas, afetivas e sociais de extrema importância para a sua recuperação. “A principal característica da fonoaudiologia domiciliar é a humanização do atendimento, evitando a internação ou reinternação hospitalar”, explica a fonoaudióloga responsável pelo serviço, Luciana Dias.

A quantidade de pessoas que precisam buscar o atendimento fonoaudiológico está crescente nos últimos meses e muitos atendimentos têm sido realizados. O encaminhamento para o serviço é feito por profissionais de Saúde das unidades básicas e da Atenção Especializada do município. Os atendimentos acontecem em todas as sextas-feiras em turno integral e uma vez por mês, na quinta-feira a tarde.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria, pelo telefone 3754 1031(Centro de Saúde) em horário de expediente

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *