Produção Destaques Marques de Souza

Agricultor investe em produção de uva de mesa

Cultivo é feito em estufa. Frutas estão muito doces e podem adquiridas diretamente na propriedade

Marques de Souza – A família Kohlrausch, da localidade de Linha Bastos, aposta na produção de uvas de mesa em parreiral protegido. A atividade foi implantada em 2015, substituindo o cultivo de grãos e a prestação de serviços com máquinas agrícolas para terceiros.

“Durante viagens para a Serra Gaúcha conhecemos esta atividade. Fizemos um estudo e com ajuda de um técnico implantamos uma área de 0,7 hectares.” Como forma de garantir a produção de frutos sadios, o agricultor apostou na colocação um sistema protegido com coberturas plásticas, que evitam que a umidade sobre as folhas da videira cause doenças.

No solo, a cobertura vegetal obtida com a grama contribui para uma melhor distribuição das águas da chuva. “Evita a erosão do solo e mantém a umidade.”

As frutas são comercializadas direto na propriedade, localizada junto a BR-386, no quilômetro 321. “Acredito que temos uma boa vitrine por aqui, já que as uvas serão vistas por todos que passam pela estrada”, analisa. Este ano o diferencial está no sabor. “Ela está muito doce, graúda e saudável.” São cultivadas a variedade Rubi e Itália.

Ponto turístico

O prefeito Fábio Mertz (PP) visitou o local e destacou a importância de diversificar a economia. “Futuramente poderá ser mais um ponto turístico da nossa cidade. São uvas de ótima qualidade, sabor único e produzidas com muito cuidado. Vale a pena experimentar.”

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *