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Alimentação saudável e equilibrada aumenta imunidade

Nutricionista alerta para a importância da prática de exercícios físicos, boa hidratação e consumo de alimentos in natura 

Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento adequado de todo o corpo. Portanto, ela influencia, e muito, na saúde. Com o avanço da pandemia, o tema ganhou relevância e fez a maioria das pessoas repensar seus hábitos.

Conforme a nutricionista Natália Valandro, o consumo de alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, oleaginosas, tubérculos, raízes, carnes e ovos, são saudáveis e excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos que são essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de muitas doenças.

“Previne inclusive aquelas que aumentam o risco de complicações do Coronavírus, como diabetes, hipertensão e obesidade.”

Destaca que a alimentação adequada e saudável é aliada da imunidade, mas não evita o contágio, por este motivo é importante que sejam adotadas as medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Além de consultas no Posto de Saúde, este trabalho é feito diretamente nos colégios municipais com os alunos. “Elaboramos um cardápio diversificado, adequado, rico em vitaminas e proteínas para proporcionar uma alimentação balanceada e saudável para todos.”

Trabalho é acompanhado pela diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello, Mirna Schmitz e pela diretora da Escola de Educação Infantil Brincar Construindo, Gisele Gisch, com supervisão da secretária da Educação Bruna Trojaike Gräbin. A maioria dos alimentos é comprada diretamente da agricultura familiar do município.

Dicas importantes

Frutas, hortaliças e grãos integrais

 Estas fontes alimentares são ricas em vitaminas A, C, D, E e do complexo B, que já são conhecidas por terem associação positiva ao sistema imune. Não esquecendo da exposição ao sol para a síntese de vitamina D.

Alimentos ricos em vitamina C

 Consuma frutas como limão, laranja, abacaxi, goiaba, vegetais crus que possuem impacto positivo sobre o sistema imunológico, protegem o organismo contra infecções e estimulam a formação de anticorpos.

Carnes, grãos e vegetais

 São alimentos ricos em ferro. Para melhorar a absorção recomenda-se o consumo combinado com um alimento fonte de vitamina C (temperar a salada com limão ou consumir uma laranja de sobremesa no almoço ou no jantar). Outro componente essencial é o zinco, presente nos cereais integrais, feijões e frutas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), carnes em geral, aves e frutos do mar.

Vitamina A

Estimula a fagocitose, processo que auxilia no combate ao vírus, bactérias e invasores em geral. As principais fontes são os alimentos alaranjados como cenoura, mamão, abóbora, além de ovos, manga, couve, espinafre, pimentão vermelho, leite e derivados.

Probióticos

 São encontrados em iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir e kombuchá. Esses alimentos são importantes para manter boa saúde intestinal. Capriche também nos alimentos ricos em fibras que possuem ação prebiótica e também contribuem para uma boa saúde intestinal (chuchu, chicória, biomassa de banana verde, alho, cebola, entre outros).

Tome água e pratique exercícios

 A água é um elemento fundamental ao organismo, está presente no sangue e nas células, exercendo várias funções essenciais. Pratique alguma atividade física de forma regular.