Geral Lajeado

Alistamento Militar para jovens nascidos em 2003 deve ser feito até o dia 30 de junho

foto Pietra Darde

Jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2021 têm até o dia 30 de junho para realizar o alistamento do Serviço Militar. O alistamento pode ser feito de forma online no site do Exército ou na Junta Militar do Município.

Para realizar o alistamento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. Quem não tiver acesso à internet ou CPF deve ir à Junta Militar munido de certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.

O alistamento militar deve ser realizado no primeiro semestre do ano em que o jovem completa 18 anos de idade. Portanto, este ano serão atendidos os nascidos em 2003. Em 2020, a Junta Militar de Lajeado recebeu cerca de 450 alistamentos, referente aos jovens nascidos em 2002.

A segunda inspeção dos alistados em 2020 que foram selecionados para o Serviço Militar em 2021 já tem data marcada e ocorrerá na próxima semana, dos dias 08/02 a 11/02, às 8h, no Clube dos Quinze, no bairro Montanha. O embarque dos jovens selecionados está previsto para o dia 19/02.

Integrando o grupo de jovens que serviram ao Exército Brasileiro em 2020 e retornaram para casa em janeiro, Bernardo Felini Spessatto comemora a volta para Lajeado.

– No início é bem difícil, mas depois vai acalmando e se torna uma experiência bem boa. Neste ano foi mais complicado por conta da pandemia. Nas primeiras vindas para casa, a gente podia ficar 10 dias aqui, e era ruim pois se acostumava em casa e tinha que voltar pro quartel, não criava uma rotina. Fico feliz por ter voltado, a saudade da família e amigos era grande – contou o jovem que fazia parte do 4° Esquadrão de Fuzileiros Blindados.

Junta Militar de Lajeado

Endereço: Avenida Benjamin Constant, 442, bairro Centro, em Lajeado

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30

Telefone: (51) 3982-1027

Quem não realizar o alistamento militar deverá pagar multa, estará em débito com o Serviço Militar e não poderá:

– Obter passaporte ou prorrogação de sua validade

– Ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada

– Assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios

– Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino

– Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão

– Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público

– Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação

– Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios

Assessoria de Imprensa de Lajeado

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *