Assunto Destaques Lajeado

Aos 90 anos, falece o obstetra Sérgio Paulo Bertoglio

Morreu de causas naturais, na tarde desta quinta-feira (6), no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, o médico Sério Paulo Bertóglio (90).

Formado em Medicina 1965 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1967 especializou-se em cirurgia vascular. Em 1968 passou a atuar em Anta Gorda e, em 1972, mudou-se definitivamente para Lajeado, onde passou a trabalhar no Hospital Bruno Born – hospital que foi assim batizado por sugestão do próprio Bertoglio.

Com o passar dos anos, e também a fim de atender necessidades do HBB, ele passou a especializar-se na área da gineco-obstetrícia. Foi, assim, o primeiro médico a realizar, no hospital, incisões horizontais em cesarianas – até então verticais.

Junto com a esposa Lia Sartori Bertoglio teve oito filhos: Ângela, Paulo, Fernando, Celso, Fábio (in Memorian), Gérson, Maria Lúcia e Marcelo, família da qual sempre se orgulhou. Era comum, aos amigos e a quem o ouvia, referir-se à esposa como sendo seu grande suporte na vida e peça fundamental na criação de seus filhos.

Nascido em Porto Alegre, recebeu o título de Cidadão Lajeadense e também foi delegado regional de Saúde por 12 anos. Foi um dos fundadores da Unimed VTRP e presidente da cooperativa médica entre os anos de 2003 e 2009.

Ao longo de 52 anos de profissão, sempre carregou consigo o prazer em cuidar das pessoas. Dizia que a área vascular era uma arte, e a obstetrícia um amor. Realizou, durante este tempo, mais de cinco mil partos – chegando, inclusive, a realiza-los pilchado e de smoking.

 

 

 

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *