Produção Vale do Taquari Destaques

APL Alimentos e Bebidas VT é oficialmente reconhecido pelo Governo do Estado

A homologação foi publicada nesta segunda-feira, dia 13 de junho, no Diário Oficial

Porto Alegre–  A autorização do Estado para o Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari foi publicada nesta segunda-feira, dia 13 de junho. A certificação tem como objetivo fortalecer a cooperação e alavancar negócios nas empresas dos dois segmentos da região. A decisão foi tomada pelo Núcleo Estadual de Ações Transversais nos Arranjos Produtivos Locais (Neat) na semana passada. A última etapa era a publicação no Diário Oficial. Para o diretor do departamento de desenvolvimento econômico, da secretaria de Desenvolvimento do Estado, Leonardo Marmitt, o reconhecimento do APL Alimentos e Bebidas do Vale do Taquari é um importante marco para região do Vale do Taquari. “Sem dúvidas isso trará maior desenvolvimento econômico na região, aprimorando o conhecimento das empresas participantes e atraindo mais empresas que podem contribuir para melhoria da cadeira produtiva.”

O APL foi criado há oito (8) meses a partir da vocação para o ramo de alimentos e bebidas e pela grande representatividade na economia e no desenvolvimento da região. A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini enfatizou que a conquista evidencia e reforça as potencialidades locais na criação do Vale dos Alimentos. “ O reconhecimento do APL representa uma vantagem competitiva para a região, porém é apenas um ponto de partida desse trabalho. Vamos seguir com o planejamento das ações para fortalecer cada vez mais a cadeia.”

A expectativa das empresas inseridas no arranjo é, por exemplo, acessar linhas de crédito com condições facilitadas, participação em editais, além de ter maior visibilidade para formar novos negócios. A CIC VT é a entidade gestora e o APL Alimentos e Bebidas e tem como parceiro o Sebrae que está auxiliando na governança do arranjo.  “ É um passo muito importante o reconhecimento, pois dentro do plano estratégico da CIC VT a inovação e o estímulo ao setor de alimentos e bebidas estão dentro das estratégias dos próximos ciclos, e é mais um passo que pavimenta o caminho da consolidação do Vale dos Alimentos, ” disse, Ivandro Carlos Rosa, presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari.

Cronograma

A partir da oficialização do APL Alimentos e Bebidas VT, a coordenação vai intensificar as visitas para buscar a maior adesão ao projeto. Atualmente, 26 empresas de todos os portes já aderiram a iniciativa.

O grupo também já iniciou um trabalho para identificar opções de compra e vendas conjuntas e vai contatar arranjos produtivos de referência no país.

Metas e ações

Entre as ações já propostas está a compra e venda conjunta, cursos de capacitação de mão de obra, uma das demandas já levantadas pelo setor, participação em feiras e eventos, disseminação dos benefícios do Fundopem, bem como outras linhas de crédito e fomento que se destina especificamente aos APLs e a busca por alternativas para amenizar os custos logísticos, tudo com foco na melhoria da competitividade.

Dados

De acordo com o Sebrae, a região possui 1.222 indústrias, com maior concentração nas cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Teutônia e Estrela. O setor emprega 16.600 pessoas, destaque para os frigoríficos de suínos e aves.

Outro dado apurado é que acima de 30% das empresas tem foco na atividade de fabricação de produtos de padaria e confeitaria. “Os números demonstram a importância do setor para a economia regional, para a geração de emprego e renda. Por isso é relevante estarmos atentos ao desenvolvimento da cadeia produtiva de alimentos de forma integrada, unindo esforços para que através do APL as empresas possam se qualificar, acessar novos mercados, implantar novos processos e inovar produtos, ” garantiu a gerente regional do Sebrae, Liane Klein.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *