Saúde Destaques Teutônia

Atraso de vacinas para 2ª dose já atinge mais de 1.000 pessoas em Teutônia

O quantitativo que será recebido nesta sexta-feira será destinado para vacinação das pessoas que deveriam ter feito o reforço nos dias 24, 25 e 26 de abril. A equipe de saúde entrará em contato para agendar a vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o Ministério da Saúde enviará apenas 320 unidades de vacina para aplicação em 2ª dose ao município de Teutônia na 18ª remessa, que será entregue nesta sexta-feira, dia 14. Porém, a demanda em atraso para aplicação do reforço com a vacina CoronaVac afeta 1.068 pessoas em Teutônia. Em função disso, os postos de saúde entrarão em contato com os munícipes que tiverem com atraso maior para aplicação da segunda dose, de acordo com o registro e controle realizado diariamente nos postos de vacinação, lançados no Sistema Único de Saúde.

Até o momento foram vacinadas 3.673 pessoas com a 1ª dose da vacina CoronaVac e 2.605 com a 2ª dose. As pessoas que completaram o intervalo de 28 dias da primeira aplicação até o dia 23 de abril, já receberam a segunda dose. As pessoas que não receberam vacinas até esta data, podem entrar em contato com o posto de saúde de referência de seu bairro.

A segunda dose está sendo aplicada conforme a data de maior atraso vacinal. Com o quantitativo que o município receberá no final da tarde desta sexta-feira, dia 14, os postos de saúde entrarão em contato com as pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose nos dias 24, 25 e 26 de abril. Por isso é importante manter os telefones atualizados, para facilitar o contato da equipe.

A Secretaria também reforça que este é um problema que está ocorrendo em todo o território nacional, e que Teutônia está preparada para aplicação em larga escala, assim que receber maior quantitativo em nova remessa. Sempre que o município receber mais vacinas, serão atualizadas e divulgadas as novas datas.