Venâncio Aires Saúde Destaques

Câmara de Venâncio Aires envia Moção de Aplauso ao HBB

Presidente do Hospital Bruno Born (HBB) e neurocirurgião foram homenageados por realização de cirurgia realizada em julho

O presidente do Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, João Batista Gravina, e o neurocirurgião Isaac Bertuol, foram homenageados com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Venâncio Aires.

A iniciativa, de autoria do vereador Benildo Soares (Republicanos), deve-se à realização, no dia 2 de julho, da 1ª cirurgia para tumor cerebral em paciente acordado, no Vale do Taquari.

A justificativa de Soares detalha: “Esse tipo de cirurgia é de suma importância, pois, com o paciente acordado, é possível, através de estimulação com testes motores e linguísticos, ter mais precisão da extensão do tumor para retirá-lo, e é possível fazer um mapeamento do mesmo de forma que não se comprometa outras regiões sensíveis do cérebro”.

Ainda segundo o documento, “o procedimento representa um marco na evolução da neurocirurgia no hospital, devido permitir que a intervenção seja realizada com mais segurança, considerando o caso clínico de cada paciente”.

O vereador conclui afirmando que a moção de aplauso justifica-se pelo marco histórico na região, pelo comprometimento da equipe médica presente no ato cirúrgico e pelo suporte tecnológico do hospital.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *