Iniciativa Destaques Lajeado

Canil Municipal abre as portas para evento de adoção no domingo, 15/05

O Canil Municipal de Lajeado realiza a ação “Canil de Portas Abertas para a Adoção” no próximo domingo, 15/05. A atividade tem início às 10h e segue até às 16h, na sede do canil, na Avenida Benjamin Constant, número 8.409, bairro Conventos. Atualmente, o local abriga 162 cães – 63 a mais do que a sua capacidade. A ação de domingo visa promover a adoção dos pets.

O Canil Municipal atua de forma contínua abrigando, temporariamente, cachorros de rua, abandonados, doentes, machucados, atropelados e em situação crítica que necessitam de cuidados veterinários. Conforme a coordenadora do canil, Celi Ulrich, o objetivo é zelar pelo bem-estar dos animais, promovendo políticas de controle populacional, identificação, vacinação, desverminação e a posse responsável.

– Nossas principais dificuldades estão relacionadas ao alto número de cães no canil. Há um aumento de casos de abandonos no município, o que causa uma superlotação do canil municipal combinado com a baixa no número de adoções – analisa a coordenadora.

O que é preciso fazer para adotar?

O canil abriga atualmente 162 cães, sendo que a capacidade é de 99 animais. Para realizar a adoção, o possível adotante, após escolher o animal, passa por uma entrevista breve de adoção. Os funcionários do canil abordam temas como a posse responsável, temperamento do animal, situação familiar, local em que será abrigado, condições financeiras da família, entre outros.

Após a entrevista concluída, é necessário preencher um termo de adoção em duas vias. Após o protocolo, o animal é liberado para ir para o novo lar.

A ação deste domingo visa aumentar o interesse pela adoção e apresentar o trabalho desenvolvido pelo canil para a comunidade. O evento terá mateada promovida pela Erva-Mate Ximango e distribuição de amostras grátis de ração da Three Dogs e Three Cats. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Números do canil em 2022

Entradas de animais – 61
Adotados – 25
Vivendo no canil – 162
Atendimentos – 98
Castrações dos animais adotados e de ruas – 38
Castrações dos animais encaminhados pelas ONGs – 33
Aplicação de microchips – 71
Vistorias – 41

Horário de atendimento, chipagem e adoção

– Segunda a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 as 16h30
– Nas sextas-feiras das 8h às 14h
Endereço: Av. Benjamin Constant, número 8409, bairro Conventos

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *