Social Destaques Teutônia

Cápsula do Tempo construída em 1984 foi aberta em Teutônia

Nova Cápsula será preparada para fechamento no dia 24 de maio, dia em que Teutônia comemora 40 anos. Concurso Cultural está em andamento nas escolas para incluir cartas dos estudantes

A Administração Municipal, realizou na manhã desta sexta-feira, dia 07 a abertura da Cápsula do Tempo da Pedra Retangular, enterrada no Centro Cívico da prefeitura, há 37 anos, durante a construção do Centro Administrativo Municipal, para ser aberta após 30 anos de fundação. A equipe da assessoria de imprensa e o Secretário de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, descobriram, durante as gravações da Websérie “Nossa Terra, Nossa Chão Querido”, que havia uma cápsula do tempo no local. Como não havia registro de uma possível abertura anteriormente, a comissão organizadora das programações que ocorrerão durante o mês de maio, ano em Teutônia comemora seus 40 anos, decidiram abrir a cápsula, com testemunho de autoridades e órgãos representativos da comunidade, a fim de descobrir o que foi deixado para ser revelado 30 anos após seu fechamento.

 Estiverem presentes autoridades, representantes de instituições religiosas, poder legislativo, poder judiciário, órgãos da segurança pública, sindicatos, hospital, representantes da comunidade, CIC Teutônia e aos patrocinadores da Live de 40 anos, Cooperativa Certel, Cooperativa Languiru, Cooperativa Sicredi Ouro Branco e Colégio Teutônia. Durante a solenidade, todos os protocolos de distanciamento controlado foram adotados, a fim de garantir a segurança dos presentes.

A cápsula, que se encontrava no centro do saguão da prefeitura, na lateral da pedra retangular de fundação, envolta em um saco plástico, foi aberta e dentro foram encontrados restos de documentos, como jornais, descrição dos lotes de terras, e a letra de uma música, que era utilizada na época da emancipação, os quais estavam molhados e deteriorados, devido a ação do tempo. As moedas da época foram o único conteúdo intacto encontrado.

Concurso Cultural: Cápsula do Tempo

No dia 24 de maio, dia do aniversário do município, haverá outra cerimônia, para fechamento de uma nova cápsula do tempo, onde serão colocados os restos do conteúdo encontrado e o acréscimo de documentos atualizados, como jornais, fotografias, cartas de instituições públicas e privadas, cópia da ata, entre outros documentos, a fim de conservar o registro histórico de Teutônia. Para este momento, a Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, está realizando o Concurso Cultural: Cápsula do Tempo, que terá participação de todas as escolas do município, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Cada escola irá organizar a participação das turmas de acordo com seu cronograma de trabalho. Os alunos que participarem irão redigir uma carta onde responderão a pergunta: Como gostaria que Teutônia fosse daqui a 30 anos?

Cada escola irá escolher duas cartas, com conteúdo que melhor representar o objetivo do concurso, para serem guardadas em uma nova cápsula do tempo, que poderá ser aberta novamente daqui a 30 anos. Além disso, no dia da Live, uma dessas cartas será sorteada, ao vivo, e seu conteúdo será revelado pelo apresentador.

As turmas de 4 e 5 anos das escolas de educação infantil e das EMEF’s também participarão com um desenho por escola, com o mesmo tema.

É importante destacar que, em função da pandemia, a fim de seguir os protocolos do distanciamento controlado, o evento não será aberto ao público. Os representantes de instituições públicas e privadas, que testemunharam a abertura da cápsula nesta sexta-feira, dia 07, também acompanharão seu fechamento no dia 24 de maio.