Tecnologia Alerta Destaques Lajeado

CDL Lajeado alerta lojistas sobre nova modalidade de golpe com pagamento via PIX

Atenta às práticas e aos acontecimentos que envolvem o comércio, a CDL Lajeado tem alertado os lojistas sobre uma nova modalidade de golpe, desta vez utilizando o recém criado meio de pagamento PIX. A fraude ocorre a partir da compra de um volume considerável de mercadorias, sendo que, no momento da transação, o golpista seleciona a opção de agendamento e apresenta o comprovante ao caixa, o qual é cancelado após a saída do estabelecimento, não ocorrendo a efetivação do pagamento.

De acordo com a professora e consultora Luciana Roberta de Moura, as incidências ainda são recentes, especialmente porque a funcionalidade de agendamento segue como opcional para as instituições bancárias, porém se tornará obrigatória a partir de setembro de 2021 e por isso a necessidade do aviso e reforço dos cuidados. Segundo ela, uma das formas de inibir a tentativa de fraude é por meio de um cadastro prévio dos clientes. “Golpista não gosta de dar informações, nem tirar foto de cadastro”, aponta.

Assim, é fundamental que a equipe de caixa esteja atenta ao comprovante apresentado e confirme se a situação da transação está como “pagamento” ou “agendamento”. Luciana também comenta que já há relatos de PDF’s editados para enganar o vendedor, e por isso, sempre que possível, deve-se verificar o recebimento do valor antes de finalizar a venda. “É importante treinar e qualificar sempre a equipe de caixa, evitando qualquer fraude nas vendas”, indica.