Iniciativa Vale do Taquari Destaques

Codevat busca mobilização junto à comunidade regional para ampliar  o índice de votos na Consulta Popular

Prazo para participação na votação encerra na próxima quarta-feira, dia 15

O prazo para a comunidade do Vale do Taquari votar na Consulta Popular 2021 encerra na próxima semana, dia 15. O período que fecharia no dia 30 de novembro foi prorrogado pelo Governo do Estado devido ao baixo índice de votos da Consulta em todo o Rio Grande do Sul. O pedido partiu do Fórum dos Coredes, que viu a necessidade de estender o prazo para que cada município atingisse o coeficiente mínimo – 2% do número de eleitores – para ser contemplado com os recursos da Consulta Popular. No entanto, apesar da solicitação, a participação ainda segue abaixo do esperado.

Na parcial que foi liberada às 18h de quarta-feira, dia 8, o Vale do Taquari soma 1.974 votos de um total de 73.571 votos registrados no Estado.  Na região, a parcial mostra que atingiram o índice mínimo de 2% dos eleitores, somente, os municípios de Doutor Ricardo, Fazenda Vilanova e Santa Clara do Sul.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, enfatiza a importância da mobilização regional para que o Vale amplie os votos. “Estamos em contato com prefeituras, entidades, universidades, precisamos que a região esteja mobilizada mais uma vez para que busquemos mais votos”, diz.

A votação pode ser feita pelo aplicativo Colab ou diretamente no site da Consulta Popular. Para votar é preciso ser eleitor.

Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, título de eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.

Após cadastro, e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.

No Vale do Taquari, das três propostas, apenas a mais votada será contemplada com recursos no orçamento de 2022 do Governo do Estado. O projeto escolhido no Vale do Taquari receberá R$ 942.857,00.

As iniciativas que compõem a cédula são “Cicloturismo no Vale do Taquari”, “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)” e “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água”.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *