Tecnologia Destaques Lajeado

Com projeto Trilhas da Inovação, Lajeado é finalista no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A Prefeitura de Lajeado está entre as finalistas da etapa estadual do 11º Prêmio Prefeito Empreendedor, entregue anualmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O município concorre com o Trilhas da Inovação, o primeiro projeto da área de inovação a ser realizado na área educacional no município por meio do Pro_Move Lajeado. Nesta edição do prêmio, concorrem 90 projetos, de 43 municípios, inscritos em oito categorias. O resultado da premiação será divulgado na terça-feira, 19/04, durante cerimônia na Assembleia Legislativa do Estado.

Lajeado é finalista na categoria Inovação e Sustentabilidade. O projeto Trilhas da Inovação formou 69 adolescentes, estudantes do 9º ano, das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado. O projeto contou com aulas no Senai Lajeado sobre inovação, engenharia e ciências exatas. A formação iniciou em junho e seguiu até dezembro de 2021.

Durante o Trilha, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar, no turno inverso ao escolar, vivências e práticas em um curso com metodologia inovadora. O curso foi dividido em quatro módulos: eletrônica analógica e digital, robótica, fundamentos para programação de software e tecnologias da indústria 4.0.

O prefeito Marcelo Caumo comemora a indicação do projeto a um prêmio de nível estadual ainda no seu primeiro ano.

– É um orgulho ver o Trilhas da Inovação, que vai começar apenas a sua segunda edição, já concorrendo a um prêmio tão importante, como esse do Sebrae. Esse é o primeiro projeto que colocamos em prática no eixo da educação no Pro_Move Lajeado e já no primeiro ano formamos mais de 60 jovens, que tiveram a oportunidade de colocar suas habilidades em prática no turno oposto ao da escola. Além de manter o aluno mais tempo em sala de aula e proporcionar novas experiências, também o qualificamos para o mercado de trabalho e suas novas demandas – avalia o prefeito.

Os projetos vencedores de cada categoria, conhecidos na próxima semana, representarão o estado na etapa nacional, na cerimônia que acontece em maio, em Brasília.

Saiba mais sobre o projeto Trilhas da Inovação

– O projeto Trilhas da Inovação é o primeiro projeto da área de inovação a ser colocado em prática na área educacional no município por meio do Pro_Move Lajeado.

– Durante seis meses, os 69 alunos que se inscreveram vivenciaram práticas em um curso diferenciado voltado às áreas da inovação, engenharia e ciências exatas.

– O curso é dividido em quatro módulos, sendo o primeiro sobre eletrônica, analógica e digital, o segundo sobre robótica, o terceiro sobre fundamentos para programação de software e no último será abordado sobre tecnologias da indústria 4.0.

– O primeiro curso contou com quatro turmas, que tiveram aulas duas vezes por semana, com 4 horas de duração, totalizando 192 horas de aula no semestre. A Prefeitura de Lajeado ofereceu transporte gratuito aos alunos para se deslocarem até o Senai.

– O Senai forneceu material didático e kit aos alunos, bem como espaços e máquinas necessários para a realização do curso. Ao final da capacitação, os alunos que tiverem aproveitamento superior a 80% e frequência mínima de 75% da carga horária, receberam certificados.

– O projeto Trilhas da Inovação será ampliado este ano para envolver ainda mais alunos.

Texto: Laura Mallmann

Fotos: Arquivo Prefeitura de Lajeado

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *