Iniciativa Destaques Estrela

Corrida e Caminhada pela Segurança mobiliza pessoas de todas as idades

Diversas gerações estiveram envolvidas na iniciativa que comemorou os 23 anos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) da Brigada Militar (BM) do Vale do Taquari e 184 da própria BM

Foi realizada, na manhã deste domingo (28), dentro da programação do Natal em Estrela, a Corrida e Caminhada pela Segurança. Mais de cem pessoas participaram do evento em comemoração aos 23 anos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) da Brigada Militar (BM) do Vale do Taquari e 184 anos da própria BM. Os que primeiro se inscreveram na prova ganharam camisetas comemorativas à corrida, mas todos receberam medalha de participação e ainda houve a premiação por faixa etária e outra da própria BM na prova que teve cinco quilômetros de distância.

A promoção do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Especial de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), e do Sesc, com apoio da Defesa Civil de Estrela, Brigada Militar e CRPO, reuniu pessoas de todas as idades. Ruberto José Horn (85 anos), de Estrela, foi um dos primeiros a chegar no local. “Preciso me aquecer bem para correr com esses guris mais novos”, explicou ele, que diz treinar duas vezes por semana em uma pista improvisada no próprio terreno de sua casa. Dona Ligia Catarina dos Santos (72), de Bom Retiro do Sul, foi outro motivo de muitos aplausos antes da largada e, minutos depois, ao cruzar a linha de chegada. Incentivada pela filha, Rosilene Jasper (50), que também participou, Ligia começou a correr somente em 2018. Agora já se prepara para desafios maiores. “Já estou me preparando para fazer duas meias maratonas no ano que vem”, garantiu, orgulhosa. Mas a prova também foi um incentivo aos mais jovens e à integração familiar. Heloísa Nicola (05) foi caminhar ao lado da mãe, Carlieli, em incentivo ao pai, Jairo, que correu. Já David (07) fez os últimos metros da prova de mãos dadas com o pai Everton da Silva, a quem entregaria a medalha logo após cruzar a linha de chegada.

Vencedores

A própria primeira colocada geral entre as mulheres foi outro exemplo de vitalidade. Mesmo correndo com participantes bem mais novas, Rosane Fagundes (55) foi a primeira a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 24:57s de prova, um minuto a menos do que a segunda colocada. “Eu, sério?”, exclamou surpreendida, ao ser informada do resultado, procurando se não encontrava mesmo outra mulher ainda recuperando fôlego ao redor. Diferente da prova masculina, que foi mais apertada até os metros finais. Tiago Muniz de Souza foi o primeiro colocado geral com o tempo de 18:48s, um segundo a menos do que segundo colocado.

Para o major Ivan Urquia, comandante do CRPO-VT, a iniciativa foi um sucesso. “Propostas como estas são importantes porque promovem a saúde, a integração, inclusive da Brigada com a comunidade, e especial por ser essa uma homenagem aos 23 anos do comando regional e aos 184 anos da Brigada”, avaliou.

Categorias e premiação

Além das três categorias específicas da Brigada Militar (A, B e C), foram outras seis para o público em geral: A – Nascidos em 2007 a 2002 (14 a 19 anos); B – Nascidos em 2001 a 1992 (20 a 29 anos); C – Nascidos em 1991 a 1982 (30 a 39 anos); D – Nascidos em 1981 a 1972 (40 a 49 anos); E – Nascidos em 1971 a 1962 (50 a 59 anos); F – Nascidos em 1961 ou anos anteriores (60 anos ou mais). Foram premiados os cinco primeiros colocados gerais na prova, masculino e feminino, que recebem troféus; os cinco primeiros colocados nas categorias Brigada Militar, sem distinção de naipe, com medalhas; os cinco primeiros colocados nas faixas etárias, separados por naipe, com medalhas.

 

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *