Aedes Aegypti Encantado Destaques

Encantado registra primeiros casos de dengue

A Administração Municipal de Encantado recebeu na sexta-feira, dia 1º, a confirmação dos primeiros casos de dengue no município.

Conforme boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, duas pessoas receberam resultado positivo para a doença, 24 são consideradas suspeitas, 11 estão em análise e duas testaram negativo.

A secretária Clarissa da Rosa Pretto Scatola afirma que a situação já era esperada, principalmente, pelo avanço das contaminações no Vale do Taquari e no Estado.

Segundo ela, o município tem mantido um trabalho sistemático de orientação e conscientização à população sobre a necessidade de combater o mosquito aedes, transmissor da doença. Nos últimos dias, a prioridade foi a vistoria em terrenos e imóveis abandonados e o alerta para que os proprietários de terrenos baldios providenciassem a limpeza dos locais, sob pena de serem multados.

“Nossa equipe e as agentes de endemia e saúde intensificaram a busca por focos do mosquito em todos os bairros quando começaram a surgir os primeiros casos na região”, afirma Clarissa. “A conscientização da população é fundamental”.

 

Prevenção

Conforme a Secretaria da Saúde, as principais medidas que as pessoas precisam adotar para combater o mosquito são as seguintes:

– Pratos de vasos de plantas deve ser preenchidos com areia

– Piscinas devem ser cobertas ou tratadas com cloro

– Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertas

– Caixas d´água devem ser mantidas fechadas ou cobertas com tela.

 

Principais sintomas

Febre Alta (acima de 38º)

Dores na cabeça

Dor atrás dos olhos

Dores Musculares

Manchas e erupções na pele, princippalmente no tórax e em membros superiores.

Náuseas e vômitos

Cansaço extremo e indisposição

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *