Economia Social Encantado

Encontro com o vice-prefeito de Encantado

ACI-E e Comitê do Futuro reuniram-se com o vice-prefeito de Encantado

ACI-E e Comitê do Futuro dão sequência às tratativas sobre Programa de Desenvolvimento Econômico Local

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e o Comitê do Futuro, grupo formado por lideranças voluntárias e associadas da entidade, apresentou ao vice-prefeito de Encantado, Jonas Calvi, etapas do processo já conquistadas, além das necessidades atuais e futuras para dar início à implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel). Essa metodologia será utilizada para dar sustentação aos projetos de desenvolvimento socioeconômico, com o objetivo de ampliar a capacidade econômica, estimular a inovação e tecnologia, a geração de emprego e a qualidade de vida dos encantadenses. O encontro ocorreu na terça-feira (26), no Centro Empresarial ACI-E, em Encantado.

Conforme a presidente da Associação, Maria Cristina Castoldi, a equipe vem trabalhando desde o ano passado, realizando pesquisas e buscando referências em outros municípios, e encontrou no Prodel o modelo adequado para ser aplicado no município do porte de Encantado. “Nós estamos desenvolvendo um trabalho voluntário com a responsabilidade de servir a comunidade, assim como faz a administração pública. Por isso precisamos estar alinhados nessa parceria público-privada. Com planejamento estratégico consistente e sustentável, nossas ações serão mais assertivas e nossas buscas mais seguras e bem sucedidas.

Foi muito importante aprofundar o assunto com o Jonas, que vai coordenar o gabinete de Inovação e Tecnologia da Administração”, afirmou.

A ACIE e o Comitê do Futuro já haviam proposto, durante a campanha eleitoral de 2020, que Encantado teria muito a ganhar com a adoção de um programa de desenvolvimento. Na ocasião, os candidatos ao Executivo assinaram o Termo de Compromisso concordando com as ideias.

150 voluntários envolvidos

O empresário Felipe Klunk, que integra o Comitê do Futuro, comentou que os primeiros resultados já poderão ser visualizados após um ano da implantação do Prodel. “Por ser um programa pronto, os resultados virão mais rápido e com menor custo. E ele não é voltado apenas para os empresários, a Prefeitura ou a sociedade. É para todos se desenvolverem, desde que cada um faça sua parte”, acrescentou. O programa contará com um conselho deliberativo, além de câmaras técnicas, formadas por especialistas de diferentes áreas. “A estrutura final terá em torno de 150 voluntários”, diz Klunk.

Jonas se comprometeu em dar os encaminhamentos junto ao Executivo e aproveitou para convidar a ACI-E e o Comitê do Futuro para integrarem a comitiva de Encantado que irá a Pato Branco, no Paraná, no próximo dia 4 de fevereiro. A cidade é referência no país em projetos de tecnologia e inovação. O grupo vai se reunir com o prefeito e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação para conhecer as ações desenvolvidas. A ACI-E estará representada pela presidente Maria Cristina e por integrantes do Comitê do Futuro.

Na sequência das atividades será agendado um encontro com os vereadores de Encantado para apresentar o Prodel.

 

O Prodel

Organizado pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel) tem como propósito construir um modelo de Gestão e planejamento de longo prazo, visando ampliar a capacidade econômica do município, a geração de emprego e a qualidade de vida.

 

Objetivos

Atrair novos investimentos;

Fortalecer a parceria entre o setor público e privado;

Compreender e driblar os obstáculos que impedem o desenvolvimento;

Desenvolver programas e projetos estratégicos no município.

 

Estrutura

>> Conselho de Desenvolvimento

. Consultivo e Deliberativo.

. Formado por 15 membros + 15 suplentes.

>> Câmaras Técnicas

. Formado por 5 especialistas da área.

. De acordo com a demanda de cada município.

>> Diretor Executivo

Formado por um colaborador remunerado.

 

 

Assessoria de Imprensa ACI-E

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *