Vale do Taquari Destaques

Estrela: Arroio + limpo’ programa ação

Iniciativa do Departamento do Meio Ambiente, com colaborações de diversas frentes, pretende realizar a limpeza das margens e áreas próximas ao Arroio Estrela

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), através do Departamento de Meio Ambiente, agenda para esta quarta-feira (05) ação do ‘Programa Arroio + limpo’, e terá como alvo nesta edição a barranca e áreas próximas do Arroio Estrela. A iniciativa, que terá apoio da Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca); Defesa Civil; e equipes das secretarias municipais da Infraestrutura Urbana (Semiu) e Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), ocorrerá a partir das 8h, tendo como local de concentração e largada a sede da Semiu, no Porto de Estrela. A atividade não tem horário para ser finalizada, pois dependerá da situação encontrada nos locais da campanha, e em caso de tempo instável poderá ser adiada.

De acordo com Tanara Schmidt, diretora do Departamento de Meio Ambiente, o ‘Arroio + limpo’ pretende retomar e reforçar as ações de fiscalização nas áreas próximas aos arroios e rios em toda a área do município. “Fomos obrigados a reduzir as fiscalizações em razão da pandemia, e por outro lado as ações de despejo de resíduos de várias tipologias, como restos de madeiras, plásticos, pneus e móveis nas barrancas de rios e arroios do município, por parte da população, só aumentaram”, destaca. “Além das ações de fiscalização, as equipes de Educação Ambiental tentam conscientizar a população quanto a inadequação desta conduta, e por isso realizaremos esta e outras ações diversas ao longo da nossa gestão.”

Drive thru e adoção de animais

Outra campanha já programada pelo Departamento de Meio Ambiente será o Drive Thru para recolhimento de materiais específicos como pilhas, lâmpadas, eletrônicos e óleo de cozinha. O evento agendado para o próximo 15, a partir das 9h, ocorrerá em frente a Prefeitura de Estrela, e espera mobilizar e conscientizar a população quanto a este importante processo.

Na ocasião também será aberta a possibilidade de adoção de animais por parte da população. A Associação Estrelense de Proteção aos Animais (Aepa) estará presente com alguns dos animais de sua posse disponíveis a terem um novo lar e apresentará aos interessados um relatório com outros bichos.