Coronavírus Vacinação Vacinas Saúde Estrela

Estrela: dois meses sem óbitos Covid e 97% da população imunizada

Estrela já tem mais de 97% do público-alvo imunizado com a primeira dose

Último óbito no município em decorrência da doença ocorreu em 14 de novembro. Mais de mil pessoas realizaram a vacinação nas etapas desta quinta-feira (13) e sexta (14)

O aumento do número de casos ativos da Covid tem sido acompanhado com atenção pelo Governo de Estrela e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente as mais envolvidas diretamente no combate à doença. Mesmo em meio a um momento mais crítico, a gestão tem dados a comemorar. Estrela fecha nesta sexta-feira (14) dois meses do último registro de óbito em decorrência da doença no município. Também praticamente ultrapassa a marca de 27 mil vacinados, o que corresponde a mais de 97% do público-alvo estimado até então – pessoas acima dos 12 anos.

Para o titular da pasta da saúde, Celso Kaplan, o dado reflete o empenho das equipes para com os meios de prevenção e combate à doença, entre eles as etapas de vacinação, e a compreensão da população para com os cuidados que precisam ser adotados. “Mesmo quando o número de infectados caiu drasticamente, antes do surgimento da variante Ômicron, não diminuímos nossa frequência de etapas de vacinação. Não houve uma semana sequer, mesmo no período entre o Natal e o Ano Novo, sem que a população pudesse ter acesso às vacinas e em mais de uma etapa por semana. Em média de três a quatro. E já são 11 semanas seguidas onde é possível ao cidadão buscar uma das três doses em um mesmo local e horário”, destaca Kaplan. “E claro, com a redução dos casos, em um movimento que é natural a população voltou a ter um pouco menos de atenção para com os meios de prevenção, como o uso da máscara, do álcool gel, de evitar aglomerações. Mas ainda assim vemos de uma forma geral muitos cuidados sendo tomados. Nossa população está bem consciente, e basta ver o engajamento para com a vacinação, pois temos excelentes índices”, frisa.

Na quinta-feira (13) foi realizada a terceira etapa de vacinação na semana. Está ocorreu no Parque Princesa do Vale, permitindo mais uma vez o modelo drive thru e em horário especial. O movimento foi intenso nas mais de três horas de operação. (https://estrela.atende.net/cidadao/noticia/etapa-especial-de-vacinacao-covid-registra-grande-movimento). Mais de 800 doses foram aplicadas. A programação da semana se encerrou nesta sexta-feira (14) à tarde, com outra etapa realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental. Na segunda-feira (17) será divulgada a agenda da próxima semana.

Números

Estrela registra até o momento 26.996 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.883, número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 8.406 estrelenses. Segundo o boletim epidemiológico desta quinta-feira (13), Estrela já contabilizou 4.691 casos positivos. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

=======================

Texto: Rodrigo Angeli

fotos: Pablo Reis/
Prefeitura de Estrela

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *