Saúde Estrela

Estrela segue rotina de imunizações

Depois de realizar no sábado o maior dia da campanha, com mais de mil aplicações, município tem semana cheia no cronograma de vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela deu início, nesta segunda-feira (19), à sequência da campanha de vacinação contra a Covid-19. E a semana será cheia. Com exceção de quarta-feira (21), feriado nacional, todos os demais dias têm ações da campanha já marcadas, isso para a segunda dose. No sábado (17), o município realizou o maior mutirão contra a pandemia até então, com mais de mil pessoas vacinadas. A imunização contra a Gripe também segue.

Nesta segunda-feira (19) foi realizada a aplicação da segunda dose para quem tem 71 anos. Foram 229 doses aplicadas. Nesta terça (20) será a vez dos profissionais da saúde. Na quinta (22) para quem tem 70 anos e na sexta (23) para quem possui 69 anos. A campanha segue ocorrendo no Parque Princesa do Vale, sempre das 8h às 12h, no modelo drive thru. As pessoas que não têm carro devem ir ao local uma hora depois do início, mantendo o distanciamento e respeitando a fila. A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua no local com os voluntários do Lions de Estrela. Quem tiver a doação, que avise na hora do cadastro e conferimento dos dados, pois os voluntários do Lions estão envolvidos com a operação. A equipe de saúde solicita que não se peça aos enfermeiros para que eles tirem fotos.

O mutirão no sábado (17) ocorreu em duas etapas. Na parte da manhã foi aplicada a segunda dose para quem possui 72 e 73 anos. Foram 358 aplicações. À tarde foi aberta a vacinação a duas novas faixas etárias. Mais de 650 pessoas com 60 e 61 anos buscaram receber a primeira dose. Ao todo foram 1.008 doses foram aplicadas, fazendo o município superar a marca dos sete mil imunizados. Já foram vacinados até agora 7.146 estrelenses com a primeira dose, e 2.354 com a segunda, ou 21% da população considerada a estimativa do IBGE realizada no ano passado, de 34 mil habitantes.

A Secretaria de Saúde segue com a campanha em segunda dose até o fim do mês. Caso seja enviado novo lote de vacinas, será dada sequência ao cronograma. A princípio, antes de partir para novos grupos prioritários, o município deverá reservar mais uma data para vacinar o restante das pessoas de 60/61 anos, ou incluí-las em um Dia D de vacinação, que pretende imunizar as pessoas de todos os grupos que perderam o seu dia, seja da primeira ou segunda dose.

Gripe

Estrela também segue cumprindo os protocolos da 23ª Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza – responsável pela Gripe. Em uma semana, o município vacinou 668 pessoas dos grupos prioritários, que nesta primeira etapa engloba profissionais da saúde, indígenas, gestantes, puérperas e crianças maiores de seis meses e menores de seis anos. A etapa se estende até o dia 10 de maio, com vacinação na Unidade Básica Central (Posto Central, Rua General Osório, 427, Bairro Oriental), das 13h às 19h. Gestantes e puérperas (45 dias após o parto) são atendidas no Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami), na Rua Geraldo Pereira, nº 445, Bairro Alto da Bronze, ao lado do Hospital, das 8h às 12h e das 13h às 16h30min.

Entre as orientações gerais, está a que pede para que pessoas com sintomas gripais adiem a aplicação da vacina para quatro semanas após início dos sintomas; assim como pessoas com PCR Covid positivo. Já aquelas que receberam a vacina Covid: CoronaVac – aguardar 15 dias após a segunda dose; AstraZeneca: aguardar 15 dias da primeira ou segunda dose. Mas a vacina Influenza pode ser feita concomitante com as demais vacinas.