Fotografia Os Vales em Notícia

Fotógrafo elabora guia de cascatas do Vale do Taquar

Projeto desenvolvido por Cláudio Zagonel Neto reúne e evidencia belezas naturais da região

Para ressaltar as belezas naturais da região, o fotógrafo Cláudio Zagonel Neto desenvolveu um projeto intitulado “Cascatas do Vale do Taquari”. O mapeamento dos espaços reúne fotografias artísticas e informações de cascatas existentes em 36 municípios do Vale.

Cascata da Usina, em Putinga – Cascatas do Vale do Taquari/Divulgação

Na primeira fase do projeto, financiado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), do Pró-Cultura LIC, Zagonel elaborou um estudo que identificou 68 cascatas. Após, visitou os lugares, fotografou e buscou informações sobre os espaços. Nesta etapa do projeto, o idealizador contou com auxílio de Maurício Horn, da Gaita Produtora, de Encantado.

Todo o conteúdo produzido será compartilhado a partir da próxima semana nas redes sociais Facebook e Instagram no @cascatasdovaledotaquari. Conforme o idealizador do projeto, serão três postagens por semana de locais diferentes. “Além das imagens, o post terá informações de infraestrutura, informações de acesso, custos, indicações dificuldades de trilhas, entre outras dicas”, explica.

De acordo com Zagonel, o projeto também pretende conscientizar sobre educação ambiental das áreas apresentadas nas publicações. “A ideia é enfatizar a importância cultural, turística e ecológica do Vale para todos terem acesso”, explica.


Guia de cascatas

O fotógrafo desenvolveu o projeto após identificar que faltava um guia/mapa específico de cascatas na região. Conforme ele, algumas prefeituras tem informações nos sites oficiais, outras não. “Esse fator dificulta quem pretende conhecer um local novo”, argumenta.

Para ele, a ideia central do projeto é mostrar para moradores de outras regiões, via redes sociais, as belezas únicas do Vale com fotografias de cunho artístico.

O projeto tem patrocínio da Ciamed, Gelícia Sorvetes e Auto Viação Putinga, e financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Colaboração com o projeto

O morador de Lajeado é fotógrafo de natureza e também professor de fotografia. Na primeira etapa do projeto, ele conseguiu identificar 68 quedas da água. “Já é um número alto, mas sabemos que existem mais. Por isso, quero dar continuidade à página após a finalização do projeto”, esclarece.

Para a sequência, o fotógrafo conta com o apoio e indicações da comunidade do Vale. “Algumas são em propriedades particulares, outras de difícil acesso. Por isso a colaboração de quem conhece os locais é ainda mais importante”, ressalta. O contato para indicar e contribuir com informações de cascatas e espaços pode ser feito pelo Instagram @c_zagonel.