Eventos Destaques Estrela

Governo de Estrela lança “Estrelas do Conhecimento” nesta terça-feira

A feira da inovação, ciência e tecnologia ocorre de 25 a 27 de agosto, junto ao Porto de Estrela, e deve reunir mais de 6.6 mil alunos das redes municipal, estadual e privada

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), lança nesta terça-feira (26) a “Estrelas do Conhecimento”, feira da inovação, ciência e tecnologia da região na área educacional. O ato ocorre na Sociedade Ginástica de Estrela (Soges), a partir das 19h. O projeto de iniciação científica prevê a participação de 6.6 mil alunos do município e o envolvimento direto de professores e das respectivas famílias. O lançamento contará com a palestra da educadora Débora Garofalo, eleita entre os dez melhores professores do mundo pelo Global Teacher Prize – considerado o Prêmio Nobel da Educação.

A secretária municipal de Educação de Estrela, Elisângela Mendes, revela que o projeto “Estrelas do Conhecimento” surgiu de uma necessidade de qualificar ainda mais a aprendizagem dos alunos do município. “Por meio dele a gente tem o objetivo de contextualizar a educação com o mundo atual e, principalmente, despertar o interesse do aluno pelo aprendizado. Para que ele tenha vontade de buscar o conhecimento”, justifica.

Ainda segundo a titular da Educação, a meta é também experimentar o ambiente da iniciação científica, fomentando nos alunos da rede municipal o gosto pela pesquisa. “Precisamos apresentar aos nossos alunos o universo de possibilidades que estarão à disposição junto ao Porto de Estrela, na nossa grande feira Estrelas do Conhecimento.”

O prefeito de Estrela Elmar Schneider destaca o protagonismo do município na área da educação. “Hoje todos os nossos alunos têm acesso à informática. Compramos chromebooks para equipar todas as salas de aula. A educação é a base para o desenvolvimento e o crescimento que nossa Estrela busca. A feira Estrelas do Conhecimento será um grande marco, e deve se tornar um evento regional”, avalia o chefe do Executivo estrelense.

Uma grande feira

A primeira edição da “Estrelas do Conhecimento” ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Porto de Estrela. Na área será montada uma grande estrutura com Praça de Alimentação, Museu Itinerante, Planetário, oficinas, incluindo robótica e Dino do Sebrae. A entrada será franca e o horário de funcionamento será das 9h às 21h, na quinta e sexta-feira. No sábado, dia 27, a visitação encerra às 16h.

A Estrelas do Conhecimento é uma promoção do Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Ao todo, 60 trabalhos serão selecionados nas escolas da rede municipal para integrarem a mostra competitiva da feira. Haverá premiação para os três primeiros colocados, nas categorias Anos Iniciais e Anos Finais, assim como para os seis professores-orientadores dos grupos. Os finalistas participarão da Feira de Ciências da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que ocorrerá em outubro de 2022.

 Robótica na prática

Para dar a largada na primeira edição da Estrelas do Conhecimento, a feira recebe, já no lançamento, nesta terça-feira (26), uma palestra sobre robótica confeccionada com materiais recicláveis.

A palestrante será a professora Débora Garofalo, primeira mulher sul-americana a ser finalista do Global Teacher Prize. Ela ficou entre as dez melhores professoras do mundo neste prêmio que é considerado o “Nobel” da Educação.

Débora Garofalo é formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora há 17 anos da rede pública de SP, foi idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que se tornou uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e colunista das Redes Inovadora na Editora Moderna, Revista Educação e Revista Mecatrônica Jovem. Autora do livro Robótica com Sucata pela Editora Moderna.

Integrante da comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo e Palestrante em grandes eventos Nacionais e Internacionais, pelo trabalho realizado na Educação Pública recebeu diversos prêmios importantes. Entre eles: Professores do Brasil 2018; Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019; Medalha de Pacificadores da ONU 2019 e considerada uma dez melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.

 

Serviço

O que: lançamento da primeira edição da Estrelas do Conhecimento

Onde: Sociedade Ginástica Estrela (Soges)

Quando: Terça-feira, 26/04 – 19 horas.

 

Texto: Rodrigo Nascimento

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *