Saúde Destaques Lajeado

HBB inaugura Acelerador Linear para tratamento radioterápico

Equipamento é considerado um dos mais modernos e passa a ser utilizado após anos de espera

A espera, enfim, terminou. Após anos de aguardando a liberação de recursos, e depois de meses de instalação e treinamento de equipes, finalmente o Acelerador Linear Clinac CX, da Varian, foi inaugurado.

A solenidade realizada na tarde desta segunda-feira no auditório do Hospital Bruno Born (HBB) registrou sorrisos de satifação e agradecimento, em especial a todos que se dedicaram, desde 2012, para trazer para Lajeado um dos mais modernos equipamentos de tratamento radioterápico existentes.

Entre os que mais comemoraram a conquista estava o deputado Giovani Cherini, ele mesmo um ex-paciente de câncer, e que conheceu o equipamento durante tratamento para a doença na PUC, em Porto Alegre. Na época, conheceu o médico Aroldo Braga Filho e, juntos, “tomaram como missão” conquistar um dos aceleradores para o Hospital Bruno Born.

Custeado pelo Ministério da Saúde através do Plano de Expansão da Radioterapia do SUS, o equipamento foi adquirido a partir de emenda parlamentar de Cherini.

O maquinário chegou a Lajeado em setembro, e foi instalado no Subsolo 2 do Centro de Tecnologia Avançada (CTA). Atualmente, a espera para o início dos tratamentos radioterápicos no hospital é de no máximo 60 dias: com o Acelerador, a expectativa é que este prazo seja bem reduzido, e que o tratamento apresente efeitos adversos reduzidos. São, em média, 50 pacientes de tratamento oncológico radioterápico por dia, número que poderá dobrar, a partir de agora.

O presidente do HBB, João Batista Gravina, destacou a importância da conquista que chega às vésperas de a instituição completar 90 anos de atividades. E listou as grandes realizações do hospital nos últimos anos, como a criação da Central de Medicamentos, a instalação do Centro de Reprodução Humana, a reforma do Atendimento 24 Horas, a aquisição de um novo tomógrafo, a Acreditação Nível 3, a luta diária contra a pandemia de coronavírus e a inauguração do laboratório de análises, este em parceria com a Univates.

“O objetivo agora é aumentar nossa área de atuação no tratamento do câncer”, informou ele, destacando, por fim, as parcerias fundamentais com a prefeitura municipal, com a Univates e com a Unimed, entre outras.

Responsável Técnico pelo Serviço de Radioterapia, o médico Aroldo Braga Filho é um dos “pais” do Acelerador, cujo custo com compra e atualizações chegou perto de R$ 7 milhões. “Os médicos, os pacientes e toda a população do Vale do Taquari agradecem este investimento que aumentará a possibilidade de cura de pessoas doentes. É um sonho que se torna realidade. Essa tecnologia é um passo gigantesco no tratamento, muito superior inclusive a muitas oferecidas em Porto Alegre, por exemplo.”

Cherini afirmou que este era um dos dias mais felizes de sua vida. “A política é uma tarefa árdua, mas sempre tem o dia da colheita. E hoje nós estamos colhendo. O Estado vibra com a inauguração deste equipamento.

O Diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel, agradeceu a dedicação de Cherini, e comemorou a possibilidade de melhoria no tratamento. “Nos dedicamos todos os dias para oferecer o melhor tratamento a nossos pacientes, e o Acelerador, que é um equipamento diferenciado e extremamente moderno, fará com que esse atendimento seja ainda melhor. Foi muito importante a dedicação destas pessoas nesta aquisição.”