Turismo Destaques Imigrante

Imigrante recebe Certificado do Programa de Regionalização do Turismo

O município de Imigrante recebeu na noite da segunda-feira, dia 11 de abril, da Associação dos Municípios da Região de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) o Certificado do Programa de Regionalização do Turismo. O evento ocorreu no Estrela Palace Hotel, em Estrela, e Imigrante esteve representado pelo Secretário Charles Porsche e pela Presidente do Conselho Municipal do Turismo Camile Bertolini Digiglio.

Além de Imigrante, outros 32 municípios e 27 Conselhos Municipais de Turismo (COMTURs) receberam a certificação pelo Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (SISMAPA). O certificado foi entregue pela Amturvales, que é a instância governamental credenciada junto ao Ministério do Turismo para fazer a transmissão do certificado.

Na prática, conforme o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, com a certificação, os municípios poderão buscar recursos para investimentos no setor, seja direto com o Ministério do Turismo ou através de emendas parlamentares de senadores e deputados federais.

Mapa do Turismo

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Tem o objetivo de definir políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação.

Para integrarem o Mapa, os municípios precisam atender critérios, como possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur e o município precisa ter um Conselho Municipal de Turismo ativo. Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, no caso do Vale do Taquari, a Amturvales.

 

Assessoria de Imprensa de Imigrante/Divulgação

Fotos: Divulgação Amturvales

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *