Saúde Destaques

Inicia a vacinação das pessoas com comorbidades em Estrela

A aplicação da primeira dose – da fórmula AstraZeneca – ocorreu para parte dos grupos. Novas etapas ocorrem quartas (05) e sexta-feira (07)

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela realizou, na manhã desta segunda-feira (03), nova etapa da vacinação contra a Covid-19, que oportunizou a aplicação da primeira dose (D1) à parcela de pessoas com comorbidades. Na ação realizada no Parque Princesa do Vale foram aplicadas mais 44 doses da vacina da fórmula AstraZeneca. Na campanha ao todo já foram imunizados 7.241 estrelenses com a D1 e 3.563 com a D2 (dose 2), em um dos melhores percentuais do Estado.

A imunização nesta segunda-feira foi exclusiva para pessoas com Síndrome de Down (com 18 anos ou mais); gestantes e puérperas com comorbidades e 18 anos ou mais (com a caderneta da gestante); portadores de HIV; portadores de deficiências entre 54 e 59 anos que estejam cadastrados no Benefício de Prestação Continuada (com comprovante de recebimento do último mês); e pessoas que realizam hemodiálise com 18 anos ou mais (com comprovante).

A procura pela vacina por parte dos beneficiados foi menor que a de pessoas em busca da segunda dose (D2) da fórmula CoronaVac, que segue em falta em todo o Estado e País. Karen Rodrigues Lizarte está em sua primeira gestação. Ela foi uma das que não perdeu a primeira oportunidade de se imunizar e compareceu cedo ao Parque Princesa do Vale. “É muito importante estar segura neste meu momento”, afirmou. Também foi o caso de Kleber Luis Scheeren. Com Síndrome de Down, o jovem foi um dos primeiros a comparecer à vacinação. “Estou pronto”, afirmou.

A Secretaria da Saúde abrirá a vacinação para outro grupo com comorbidades – pessoas entre 55 e 59 anos com pressão alta, diabetes, cardiopatias e outras – na quarta-feira (05). Entre as exigências apresentar receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia); comprovante de residência; documento de identidade com CPF.

Já na sexta-feira (07) está programada a imunização – com a vacina AstraZeneca – para pessoas com 60 anos ou mais que perderam oportunidades anteriores e ainda não receberam D1. A ação ocorrerá das 8h às 12h, no modelo drive thru. As pessoas que não têm carro devem comparecer uma hora depois do início, mantendo o distanciamento e respeitando a fila.

A iniciativa de arrecadação de alimentos também continua no local com os voluntários do Lions de Estrela. Quem tiver a doação, que avise na hora do cadastro e conferimento dos dados, pois os voluntários do Lions estão envolvidos com a operação. A equipe de saúde solicita que não se peça aos enfermeiros para que eles tirem fotos.