Coronavírus Vacinação Vacinas Saúde Lajeado

Lajeado amplia vacinação contra a Covid-19 para crianças com 10 e 11 anos sem comorbidades

Luiza de Oliveira, 11 anos, uma das primeiras crianças a ser vacinada, foto Pietra Darde

Nesta segunda-feira, 24/01, a vacinação contra Covid-19 em crianças foi ampliada para crianças que já tenham 10 ou 11 anos completos e não tenham comorbidades. A vacinação dos demais grupos prioritários, que contemplam crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades, bem como indígenas e quilombolas com ou sem comorbidades, também seguem sendo feita. A vacinação das crianças ocorre das 8h às 15h exclusivamente no Posto de Saúde do bairro Montanha.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Caso outra pessoa levar a criança, que não seja o pai ou a mãe, é necessário a apresentação de um termo de responsabilidade. Esse termo está disponível aqui para download aqui e deve estar pronto para entrega no momento da vacinação.

Os documentos necessários para a vacinação são: documentos de identificação do responsável que estiver acompanhando a criança, a carteirinha de vacinação da criança, documento de identificação da criança, bem como documentos comprobatórios da comorbidade (para crianças entre 5 e 11 anos que possuem).

Na medida em que o município receber mais doses, a vacinação será ampliada para novas faixas etárias, indo das crianças com mais idade às mais novas, assim como foi na vacinação dos adultos.

Leia mais sobre a vacinação de crianças aqui.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA CRIANÇAS – Terça-feira, 25/01

Local: Posto de Saúde Montanha (Rua João Sebastiany, 1.312 – Bairro Montanha)

Horário: 8h às 15h

Quem pode fazer:

– Crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades

– Crianças indígenas e quilombolas com ou sem comorbidades

– Crianças com 10 ou 11 anos completos sem comorbidades

Documentos necessários para vacinação:

– Documento de identificação do responsável

– Documento de identificação da criança

– Carteirinha de vacinação da criança

– Para crianças com comorbidades, também deve ser apresentado o documento comprobatório da comorbidade, que pode ser um dos três abaixo:

a) Documento padrão preenchido e assinado por um profissional da saúde que deve estar pronto para entregar no dia da vacinação. O modelo padrão de comprovante está disponível aqui

b) Receita de medicamento que comprove a comorbidade (receita prescrita há no máximo 12 meses)

c) Laudo médico atestando a comorbidade.

Mais informações clicando aqui

Como foi o atendimento no posto do Centro no final de semana

No último final de semana, dias 22 e 23/01, o Posto de Saúde do Centro esteve aberto para atender exclusivamente pacientes com sintomas gripais e respiratórios.

Ao todo, 93 pacientes passaram por atendimento médico, sendo 40 pessoas atendidas no sábado e 53 no domingo. Outras pessoas também procuraram a unidade de saúde para buscar orientações.

Nos dois dias, 117 pessoas foram submetidas a testes de Covid-19, sendo que 73 tiveram resultado positivo para a doença, correspondendo a um percentual de 62% de positividade.

Na sexta-feira, 21/01, Lajeado chegou a 2.009 casos ativos, sendo o maior número desde o início da pandemia. Com o aumento do número de casos de Covid-19, a SESA alerta a comunidade para a necessidade de reforço dos hábitos sanitários e está adotando medidas para qualificar e ampliar o atendimento médico para casos suspeitos de Covid-19.

 
Atendimento de casos gripais durante a semana

De segunda a sexta-feira, em caso de sintomas gripais, os pacientes devem consultar a tabela (que está disponível aqui) e procurar preferencialmente o atendimento em sua unidade de saúde referência. Em caso de não houver atendimento médico na data e turno da procura, o paciente pode procurar diretamente os Postos de Saúde Centro e São Cristóvão, que terão atendimento em todos os dias e turnos da semana.

Horários do atendimento dos Postos do Centro e São Cristóvão durante a semana:

Posto do Centro: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 18h

Posto São Cristóvão: das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30

 

Coordenadoria de Comunicação Social
Lajeado

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *