Iniciativa Destaques Lajeado

Lajeado forma primeira turma de Guardiões Ambientais Mirins

Uma turminha de alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental recebeu na manhã de sábado, 19/02, um diploma diferente: o de Guardião Ambiental Mirim. Os estudantes participaram de uma formatura especial realizada no Jardim Botânico de Lajeado, onde foram reconhecidos como guardiões do meio ambiente. Nesta primeira turma, 8 adolescentes concluíram o curso. Até o dia 04/03, as inscrições estão abertas para alunos interessados em participar da segunda turma.

Na formatura, estavam presentes o secretário municipal do Meio Ambiente, Luís Benoitt, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Deoli Gräff, e a coordenadora do Centro de Educação Ambiental do JBL, química industrial Gabriela Roehrs. Os formandos, que estavam acompanhados de familiares, receberam um certificado e uma muda de árvore como lembrança e também puderam escolher uma árvore do JBL para colocar nela uma plaquinha com o seu nome.

– Queremos que esta iniciativa perdure por muitos ano, com estes adolescentes contribuindo de forma cada vez mais ativa de ações de preservação e projetos de melhoria do meio ambiente, Queremos que sejam cidadãos conscientes e participativos – disse Gabriela.

Saiba mais sobre o curso:

– O projeto é desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), e com o apoio da Secretaria da Educação (SED).
– O curso envolve os alunos no contraturno escolar em atividades ambientais de diversas temáticas, como mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, fauna e agroecologia, entre outras.
– As atividades do projeto acontecem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e o Canil Municipal. Ao final do ano, os alunos que tiverem frequência mínima de 75% se formarão como Guardiões Ambientais Mirins.

Inscrições abertas para uma nova turma.As inscrições para participar do projeto estão abertas até dia 04/03.
Como se inscrever:

– Os responsáveis pelo estudante devem ir munidos de documentos no Centro de Educação Ambiental.
– Período: até 04/03
– Local de inscrição: Centro de Educação Ambiental, localizado no Jardim Botânico de Lajeado (Av. Carlos Spohr Filho, 3.655 – em frente à UPA)
– Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e sexta-feira, das 8h às 14h
– Documentos necessários: documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula do aluno da rede de ensino municipal.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *