Iniciativa Destaques Lajeado

Lajeado participa da campanha “Vacina contra a fome”

Campanha liderada pela JCI Lajeado arrecada alimentos e materiais de higiene nos pontos de vacinação contra a Covid-19. Interessados em auxiliar como voluntários da campanha podem entrar em contato com a UPV Lajeado através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

O município de Lajeado está engajado na campanha nacional “Vacina contra a fome”. O movimento visa arrecadar alimentos não-perecíveis e materiais de higiene pessoal que estão sendo destinados às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Em Lajeado, o movimento é liderado pela Junior Chamber International (JCI), instituição responsável pela coleta, seleção e doação dos materiais.

A arrecadação é realizada nos pontos de vacinação contra a Covid-19 – no Parque do Imigrante (em formato de drive thru), Posto de Saúde do Centro e na Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) – onde estão as caixas de coleta.

De acordo com o coordenador da campanha na JCI, Lucas Bildhauer, a entrega das doações pode ser realizada em qualquer um dos três pontos nos horários de imunização. “Temos uma equipe de voluntários que auxilia na arrecadação e separação dos alimentos para a montagem dos kits. Além da ajuda com as doações, precisamos também de voluntários para nos auxiliar com essas demandas”, comenta.

Doações

Segundo Bildhauer, após a separação dos donativos, a JCI Lajeado fica responsável pela entrega dos kits. “Estamos distribuindo conforme indicações que recebemos. O primeiro beneficiado foi o programa Move Mães, que recebeu 60 kits, todos eles vindos das doações. A segunda entrega, foi para a Escola Estadual Santo Antônio, que recebeu 32 kits”, informa.

Voluntariado

Para auxiliar na arrecadação de alimentos no Parque do Imigrante, a JCI Lajeado busca o apoio de voluntários para ficarem na portaria recebendo as doações. Bildhauer destaca que “existe um grupo de Whatsapp, onde todos os voluntários combinam a escala de recolhimento das doações. É importante que ingressem nesse grupo somente aqueles que realmente possam auxiliar”, comenta.

A arrecadação de alimentos ocorre somente nos dias e horários de vacinação. Os interessados em auxiliar a JCI, na condição de voluntários do movimento, podem entrar em contato com a Unidade Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, através do e-mail parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br. A campanha “Vacina contra a fome” tem o apoio da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), prefeitura municipal de Lajeado e Hospital Bruno Born.