Vacinação Destaques Estrela

Mais 429 estrelenses recebem a primeira dose

Destes, 371 eram pessoas acima dos 56 anos. Etapa também vacinou demais grupos prioritários. No sábado (12) a idade limite baixará para 50 anos

O Governo de Estrela dá sequência à campanha de vacinação contra a Covid-19. Nesta quarta-feira (09) realizou a primeira etapa para pessoas com idade inferior a 59 anos. Aquelas que possuem 56 ou mais puderam receber a primeira dose (D1), como também os demais grupos prioritários. Ao todo foram 429 doses aplicadas, e destas 371 foram com o novo público-alvo, em uma das maiores etapas já realizadas até então. Outras ocorrerão até sábado (12), mas em situações diferenciadas. No sábado (12), inclusive, a campanha será aberta novamente para todos os grupos prioritários, com um diferencial: pessoas com 50 anos ou mais já poderão buscar a imunização. Até então, o são 10.738 cidadãos estrelenses com a D1 e 5.545 com a segunda dose (D2).

Fila tripla de carros no credenciamento e aplicação da vacina, ocupando boa parte do local destinado à ação. Praticamente toda a equipe de vacinação do município de Estrela envolvida, e um número maior de voluntários do Lions colaborando. Esse foi o cenário presenciado por quem foi ou passou pelo Parque Princesa do Vale na manhã desta quarta-feira. O movimento só diminuiu na última hora da campanha, apesar de em momento algum não haver alguém à procura da imunização. Apesar do alerta do governo, no sentido de que mais oportunidades para este mesmo público-alvo serão realizadas, a ansiedade das pessoas para receber a vacina era maior. Foi o caso do casal Ailto de Souza e Marisa Bilhar. Chegaram cedo ao local. Até o momento de receber a vacina, mostravam nervosismo. “A fila do lado anda mais rápida que a nossa”, argumentou Ailto. Depois da picada, foi só alegria. “A gente fica ansioso sim. É que esperávamos há muito tempo por isso. Agora estamos realizados”, justificou ele, já aos sorrisos. “Vamos seguir com os mesmos cuidados, mas agora mais aliviados e felizes”, completou Marisa.

Próximas etapas

Nesta quinta (10) a vacinação será restrita a gestantes e puérperas, mas realizadas diretamente no Posto Central, como já ocorre diariamente. Na sexta-feira (11) será realizada a aplicação da D2 do imunizante da CoronaVac, para quem está em atraso. A Equipe da Saúde fará a convocação pessoal e as vacinas também serão aplicadas no Posto Central.

Já no sábado (12) a etapa será mais uma vez para aplicação da D1, no Parque Princesa do Vale, das 8h às 12h, no modelo drive thru. A novidade é que, além dos demais grupos prioritários, como os profissionais da educação e outros habilitados, a idade mínima do público em geral baixará para 50 anos. Pessoas que forem a pé ao Parque serão vacinadas a partir das 9h. Será organizada uma fila e mantido o distanciamento social. Entre as exigências ir com máscara, mesmo quem estiver nos veículos. Levar identidade ou CPF e comprovante de residência. Para pessoas com comorbidades e demais especificidades acima dos 18 anos, como ter Síndrome de Down; estar vivendo com HIV/Aids; ou deficiência permanente, é exigido receita médica atualizada (últimos 6 meses) ou laudo médico que comprove a comorbidade (com CID, especificada a patologia).