Coronavírus Vacinação Saúde Estrela

Mais três etapas de vacinação na semana

Vacinação segue seu ritmo em Estrela, ainda com mais três etapas na semana

A programação semanal da imunização contra a Covid, iniciada segunda-feira (25), prossegue nesta quarta e terá ainda etapas na sexta (28) e sábado (29), esta de início da vacinação infantil

A vacinação contra a Covid em Estrela segue o ritmo das últimas semanas. A programação foi aberta nesta segunda-feira (24), com etapa destinada ao público em geral com mais de 12 anos e para as três doses, e seguirá com mais três sessões na semana. Entre elas a que abrirá, no sábado (29), a vacinação infantil no município, adiada semana passada.

Mais de 150 pessoas procuraram a equipe de vacinação nesta segunda-feira (24), o que ficou um pouco abaixo da média. As três doses foram aplicadas na sessão realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, no Bairro Oriental. Nesta terça (25) também houve vacinação, mas em trabalhos específicos como a imunização de acamados e força-tarefa em empresas do município. Nesta quarta (26) o público em geral poderá mais uma vez buscar os serviços na UBS Central, mas desta vez no período da manhã (8h às 11h), quando serão oferecidas as três doses.

Doses

A primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF. A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer, está agendada a segunda dose para quem fez a primeira até 28/11. Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses, e agora já podem realizá-la os vacinados até 27/09.

Janssen

Na sexta-feira (28) está agendada mais uma etapa exclusiva à dose de reforço da Janssen. A mesma ocorrerá das 8h às 11h, sempre tendo o Posto Central como sede.

Infantil

A vacinação infantil terá seu início no sábado (29), na UBS Central, das 8h às 12h, já atendendo a todas as crianças entre 05 e 11 anos que possuam alguma comorbidade. Entre estas aquelas que possuem obesidade grave; pneumopatias crônicas graves (asma, displasia doenças pulmonares e outras); imunodeprimidos e com hemoglobinopatia (ver quadro). A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. O cronograma poderá ser ampliado nos próximos dias caso chegue novo lote de vacinas. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Números

Estrela registra até o momento 27.013 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose, de um total estimado de 27.700 a serem imunizados, o que equivale a 97.5% do público-alvo. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.950 (93,5%), número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 8.831 estrelenses (31,8%).

 

Texto: Rodrigo Angeli

fotos: Pablo Reis
Governo de Estrela

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *