Vale do Taquari Destaques Turismo

Mapa destaca potencialidades turísticas e motiva empreendedores

Prefeitura trabalha para melhorar infraestrutura, criar novos atrativos e qualificar quem atua no ramo

“É um avanço enorme, pois a partir de agora todos os turistas encontrarão nossos atrativos no mapa e quem sabe no futuro venham nos visitar. Ainda não temos o reconhecimento, mas as grandes cidades turísticas também começaram assim. Pretendemos um dia chegar lá”, destaca Reny Rother, uma das idealizadoras do Janelas do Interior, roteiro criado em 2021, o qual reúne dez estações, que vão da gastronomia à espiritualidade.

A cidade é uma das 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas que foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. Para o prefeito Fábio Mertz (PP), a conquista leva mais visibilidade para os atrativos turísticos existentes, incentiva novos empreendedores, possibilita a busca por mais recursos para melhorar a infraestrutura e qualificar quem atua no segmento, além de fortalecer a economia, gerando mais emprego e renda.

“Foi um trabalho coletivo com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES). Fico muito feliz em termos mais essa iniciativa para que possamos desenvolver projetos e obras na nossa cidade. Precisamos valorizar cada vez mais nossos atrativos e buscar atrair novos turistas.”

Entre os projetos em andamento cita a construção de belvederes em locais estratégicos em meio a natureza no interior, o roteiro Janelas do Interior, o Rio Forqueta, as igrejas, prédios antigos, parques, a comida típica, entre outros.

“Fruto do trabalho conjunto”

Para o idealizador do Projeto Passeios na Colônia, Alício de Assunção, Marques de Souza integrar o mapa é reflexo do trabalho dos empreendedores e do poder público. Com isso, a cidade está habilitada a receber verbas e participar de cursos de qualificação, custeados pelo Ministério do Turismo.

“São os frutos de um longo trabalho em conjunto e será benéfico para todos estarmos entre um seleto grupo no país. É uma forma de divulgarmos os atrativos existentes e trabalhar mais para atrair novos turistas.”

Para saber

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo, para o desenvolvimento daqueles que têm potencial, mas carecem de estruturas físicas e de capacitação. Para acessar o mapa, o endereço eletrônico é: http://www.mapa.turismo.gov.br/.

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *