Obras Destaques Mato Leitão

Mato Leitão inaugura quadra esportiva

Com um investimento de R$ 320 mil o governo Carlos Alberto Bohn/Arly Stöhr (Flecha) inaugurou na segunda-feira (11) a quadra esportiva coberta da Escola Municipal

de Educação Infantil Vó Olga. Diversas autoridades, alunos, professores e familiares de Olga Machry (homenageada) prestigiaram a solenidade.

É mais uma ampliação na estrutura do educandário que começou a funcionar em 1996 (fundação) e que atualmente atende 197 crianças em diversos níveis. Além da quadra esportiva, o projeto de 450 metros quadrados inclui sanitários e sala multiuso para oficinas de arte. “Cada vez mais agradável o ambiente escolar. É mais um importante espaço para a escola desenvolver atividades com as crianças. Desde a inauguração já tivemos diversas ampliações como o berçário em 2012”, citou Carlos Bohn. O prefeito destacou também melhorias no pátio com brinquedos, campinho de futebol e, em breve, cercamento da nova estrutura.

A ex-prefeita Eunice Inês Heuser, filha de Olga Machry, lembrou da trajetória da mãe. “Uma pessoa simples, honesta e muito amorosa. Criou 14 filhos (8 mulheres e 6 homens) e ainda cuidou de muitos netos (36 no total, além de 50 bisnetos e 10 trinetos).

Se estivesse viva completaria no próximo dia 27 de outubro 108 anos”, citou. Eunice lembrou da fundação da escola que ocorreu em 18 de outubro de 1996. “Na época, a então secretária de Educação, professora Sara da Rosa, realizou uma pesquisa com vários nomes de sugestão para a escola. Vó Olga foi escolhida para homenagear todas as ‘vovós’ que sempre ajudaram a cuidar dos netos para que as mães pudessem trabalhar”, afirmou.

A construção da creche municipal também foi destacada pelo prefeito. “Naquela época não era obrigação do gestor público cuidar da educação infantil. Mas a prefeita Eunice Heuser tomou essa importante decisão em favor da educação e hoje estamos entregando mais uma ampliação. É uma satisfação muito grande”, completou.

AUTORIDADES

Na inauguração da quadra esportiva estiveram presentes o prefeito Carlos Alberto Bohn, vice-prefeito Arly Stöhr (Flecha), Evandro Lenhart (Chefe de Gabinete), secretários João Carlos Machry (Agricultura), Isabel Machry (Educação), Arcênio Maldaner (Saúde), Marlise Viviane de Bittencourt (Finanças), Osmar Renê Bick (presidente da Câmara de Vereadores) e Charles Assmann (representante da APM da escola).

FAMÍLIA

Olga Machry nasceu em 27 de outubro de 1913 e faleceu em 20 de abril de 1994. Diversos familiares acompanharam a inauguração com destaque para os secretários municipais e netos João Carlos Machry e Isabel Cristine Machry e a trineta Valentina, atual aluna da escola, filha da vereadora Marcela Machry.

Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mato Leitão

Add Comment

Clique aqui para deixar um comentário

Por favor, preencha o campo *